CulturaPrefeitura

CULTURA. No balanço da Feira do Livro, alegria dos organizadores. E já começa planejamento para 2018

Durante reunião no Palacete da SUCV, grupo de trabalho avaliou a recém-terminada e começou a planejar a 45ª edição, em 2018

Por ANA BITTENCOURT (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

A Feira do Livro de Santa Maria se despediu da Praça Saldanha Marinho há poucos dias, mas o planejamento para a edição do ano que vem já começou. Em uma reunião de trabalho realizada na noite desta terça-feira (23), promovida pela secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, reuniu representantes das instituições organizadoras do evento.

“Este é um encontro de avaliação e de reconhecimento. Além de elencarmos pontos que precisamos melhorar para 2018, também nos reunimos para destacar o trabalho comprometido e qualificado das pessoas que se envolvem com a produção da Feira. É também um encontro para agradecer”, afirmou Marta Zanella.

Na opinião dos organizadores – Prefeitura Municipal, Universidade Federal de Santa Maria, Centro Universitário Franciscano – Câmara do Livro, Cesma, 8ª Coordenadoria Regional de Educação e Chili Produções Culturais – a edição de 2017 foi uma das melhores dos últimos anos.

“A Feira do Livro de Santa Maria é um dos mais importantes eventos da cidade porque é multicultural, oferece uma produção intensa e gratuita, contando com visitantes de municípios vizinhos. As atividades na praça, aliadas à programação das escolas, somam mais de 200 ações realizadas durante as duas semanas do evento”, comentou Rose Carneiro, da Chili Produções Culturais.

A presença constante e proativa do patrono, Marcelo Canellas, também foi reconhecida pelo grupo. Assim como o prestígio da família do escritor homenageado, Edmundo Cardoso, e a participação efetiva do professor homenageado, Escobar Nogueira.

“Não gostaríamos de falar em “pontos negativos”, mas em “pontos a melhorar”. A Feira do Livro passa por um processo constante de evolução e nesta edição avançamos muito. Foi uma das melhores feiras dos últimos dez anos e podemos elencar uma série de razões”, explicou Télcio Brezolin, presidente da Câmara do Livro.

O grupo destacou questões pontuais como a participação e valorização dos artistas locais na programação artístico-cultural; a parceria com o Café do Theatro, que permaneceu aberto e se tornou uma sala de estar desfrutada pelos visitantes da Feira; a pontualidade em que a programação foi realizada, respeitando horários de início e término das atividades e o suporte constante da equipe de limpeza e infraestrutura.

PREFEITO APOSTA NO PLANEJAMENTO PARA 2018

O chefe do Executivo participou do encontro de avaliação da Feira do Livro. Pozzobom ouviu as sugestões do grupo e defendeu o planejamento constante para melhorar ainda mais o evento literário no ano que vem. Questões específicas foram sugeridas pelo grpuo, como melhorias na estrutura de palco e camarim, alterações no horário de abertura e encerramento e a possibilidade de aumentar o espaço físico da Feira, atraindo mais expositores.

“Quando começamos a pensar a Feira do Livro deste ano, determinei o envolvimento de todas as secretarias para estarem à disposição no que pudessem contribuir. Reconhecemos que a Praça Saldanha Marinho não estava preparada como gostaríamos, mas a partir das sugestões do grupo, vamos melhorar para o ano que vem. Por isso, o planejamento deve ser nossa prioridade para 2018”, afirmou.

O prefeito comentou ainda que, apesar das dificuldades orçamentárias, a Feira do Livro de Santa Maria foi realizada com sucesso devido ao empenho das instituições organizadoras.

“A nossa Feira aconteceu em um momento de dificuldades financeiras, mas acredito que estamos no caminho certo para realizarmos um evento ainda mais grandioso na próxima edição. Planejamento é nossa prioridade”.

A Feira é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, Centro Universitário Franciscano, Câmara do Livro, Cesma, e 8ª Coordenadoria Regional de Educação. A programação cultural é financiada pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria. Neste ano, a Feira do Livro ainda conta com patrocínio do Sicredi, co-patrocínio da Rede Vivo Supermercados e Arroz Rei Arthur e Apoio Cultural da Eny Calçados e Fundação Eny. A programação cultural tem planejamento e produção executiva da Chili.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo