Santa MariaSaúde

GRIPE. Prefeitura, diante de baixa procura, reforça a importância dos grupos de risco garantirem sua vacina

Mesmo sem casos suspeitos, grupos prioritários devem ir às Unidades de Saúde para se imunizar. Campanha até dia 26. Sábado é o dia D

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Preocupada com a baixa procura pelas doses da vacina contra a gripe, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Vigilância Epidemiológica e Imunizações, reforça à população santa-mariense a importância de garantir a imunização. A maior preocupação é com relação às crianças. O grupo atingiu, até a última semana, apenas 30,4% da meta estipulada (o que corresponde a 4.259 crianças vacinadas – a meta é 14.147).

Conforme a enfermeira Ana Motta, responsável pelo setor de Imunizações da Prefeitura, não há nenhum um caso suspeito, nem óbitos na cidade em função da gripe. No entanto, é preciso que os grupos prioritários procurem as Unidades de Saúde o mais cedo possível, já que a vacina leva em torno de dez dias para fazer efeito e começar a proteção efetiva.

Neste ano, a campanha terá sete semanas de duração, sendo possível garantir a dose até o dia 26 de maio. A orientação da enfermeira é que as escolas também contribuam na divulgação da campanha, lembrando aos pais e responsáveis de levarem os filhos para tomar a vacina.

“Estamos indo para a quinta semana de vacinação, e a cobertura está muito baixa. A campanha nunca foi tão extensa e é preocupante o baixo número de imunizações. É preciso que as pessoas dos grupos prioritários garantam a dose e não deixem de se vacinar”, reforça Ana Motta.

DIA D DE VACINAÇÃO

Além de disponibilizarem a vacinação durante a semana, no próximo sábado, dia 13, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) estarão abertas, das 8h às 18h (sem fechar ao meio-dia), participando do “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O Dia D é realizado para dar oportunidade de vacinação às pessoas que não têm disponibilidade de ir às Unidades de Saúde durante a semana.

Além dos postos, a população também poderá se vacinar na Unidade Móvel, que estará na Praça Saldanha Marinho, também das 8h às 18h. Ainda, no Monet Plaza Shopping, haverá um ponto de vacinação volante, atendendo das 10h às 18h. Nesses locais, somente serão vacinadas crianças a partir de nove anos de idade e adultos.

QUEM PODE SE VACINAR

Estão incluídos nos grupos prioritários que podem receber a vacina, profissionais da saúde, indígenas, crianças de seis meses até cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e idosos (60 anos ou mais). Além desses, são contemplados na campanha os doentes crônicos, os professores de todas as redes de ensino, as pessoas privadas de liberdades (detentos e menores infratores) e os funcionários de casas prisionais.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo