DestaqueIgrejaSanta Maria

IGREJA. Em cerimônia religiosa, prefeito e vice prestigiam entrega do Pálio a Dom Leomar Brustolin

Ato teve apoio da Guarda Municipal e da Secretaria de Mobilidade Urbana

Ato litúrgico ocorreu na manhã desta quinta-feira (21), na Basílica da Medianeira. Foto Rodrigo Ricordi / Prefeitura de Santa Maria

Por Rodrigo Ricordi / Prefeitura de Santa Maria

O prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do vice-prefeito, Rodrigo Decimo, prestigiou a cerimônia de entrega do Pálio ao arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, na manhã desta quinta-feira (21), na Basílica da Medianeira. O ato foi realizado pela primeira vez no Município, já que antes era somente entregue pelo Papa no Vaticano. O ato litúrgico desta manhã foi realizado pelo Núncio Apostólico no Brasil (representante do Papa no país), o italiano Dom Giambattista Diquattro.

Com a presença do prefeito e do vice-prefeito, estiveram presentes autoridades eclesiásticas, civis, militares e acadêmicas. A cerimônia teve um tom de emoção no público fiel que lotou as acomodações da Basílica.

Além da presença dos representantes da Prefeitura, a secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Fiscalização de Trânsito deu apoio ao evento, desde às 7h30min, com três equipes, seis agentes, juntamente da Guarda Municipal e da Brigada Militar. Com trânsito em meia pista, não houve transtornos no fluxo de veículos, além da movimentação de carros momentos antes da cerimônia e após o encerramento.

“É uma alegria para Santa Maria receber pela primeira vez esse ato litúrgico importante da Igreja Católica. Estamos muito felizes em prestigiar e muito honrados em receber o Núncio Apostólico, representante do Papa, consagrando o nosso Arcebispo com o Pálio nesta bela cerimônia”, disse o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do vice-prefeito, Rodrigo Decimo.

Ainda na quarta-feira (20), o prefeito recebeu a comitiva de religiosos no Aeroporto de Santa Maria, acompanhado de demais autoridades.

Insígnia litúrgica é usada pelo Papa e pelos arcebispos. Foto Alex Caceres / Prefeitura

Pela primeira vez em Santa Maria
Em 2015, por decisão do Papa Francisco, houve uma alteração na entrega do Pálio, que passou a ser entregue apenas no Vaticano. Em função da pandemia, os arcebispos brasileiros não puderam ir ao Vaticano receber a honraria. Em 2021, o Papa abençoou os pálios que foram enviados à Nunciatura Apostólica no Brasil. Pela primeira vez na história, esta celebração é realizada em Santa Maria, pois Dom Hélio Adelar Rubert recebeu o pálio em junho de 2011, em Roma, pelas mãos do Papa Bento XVI.

O Pálio
Derivado do latim pallium, significa manto de lã. É uma insígnia litúrgica usada pelo Papa e pelos arcebispos. É uma espécie de colarinho de lã branca, com seis cruzes bordadas em lã preta que recordam as chagas de Cristo. É confeccionado com lã de cordeiros, criados pelos monges trapistas, em Roma. São costurados pelas monjas do convento romano de Santa Cecilia, e são guardados junto ao túmulo de São Pedro, na Basílica Vaticana.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo