CongressoPolítica

POLÍTICA. Um ano depois, já começa a derreter a base parlamentar de Michel Temer: 62 deputados a menos

A comemoração de Temer, em tons pretos e fúnebres (quem inventou isso deve ser “premiado”) se explica na Câmara dos Deputados

De portal Poder360, texto de GABRIEL HIRABAHASI, com foto da Agência Brasil

Em 1 ano de governo, o presidente Michel Temer perdeu parte de sua base de apoio na Câmara. Da 1ª votação importante –a DRU (Desvinculação das Receitas da União), em junho de 2016– até a última –a reforma trabalhista, em abril de 2017–, mais de 60 deputados passaram a votar contra o governo.

O peemedebista completa 1 ano à frente do Palácio do Planalto nesta 6ª feira (12.mai.2017). Há 12 meses, ele assumiu a presidência interinamente com a decisão do Senado de afastar a ex-presidente Dilma Rousseff.

QUEM MUDOU

O PP, PR e PSB lideram o ranking de mudanças de votos. Ao todo, 7 deputados de cada legenda votaram a favor da DRU e depois contra a reforma trabalhista. Leia quem são os 62 deputados que passaram a votar contra o governo.

Em junho de 2016, a Câmara aprovou, em 1º turno, a DRU por 334 votos a 90. Foram, no total, 427 deputados presentes na Casa para a votação.

Dez meses depois, em abril de 2017, a mesma Casa chancelou a reforma trabalhista por 296 votos a 177. Ao todo, 474 deputados estavam na Casa.

Em 2016, quando aprovou a DRU, Temer comemorou e elogiou o Congresso. “O que foi especialmente importante para o governo foi a aprovação da Desvinculação de Receitas da União em prazo recorde, porque a comissão aprovou no dia de ontem e logo à noite a Câmara conseguiu aprovar esse projeto“, afirmou. À noite, ofereceu 1 jantar a congressistas do chamado “centrão”, grupo de mais de 10 siglas que detinha poder com o apoio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Em 2017, na votação da reforma trabalhista, 39 deputados do antigo “centrão” se viraram contra o Planalto. São 11 partidos: PP, PR, PTN, Solidariedade, PHS, PRB, Pros, PSD, PTB, PEN e PSC. Cinco deles têm cargos na Esplanada. O PP tem 2 ministérios (Saúde e Agricultura), o PR (Transportes), o PRB (Indústria), PSD (Comunicações) e PTB (Trabalho) têm 1 cada.

DESEMBARQUE DO GOVERNO

O PSB foi o 1º partido a oficialmente deixar o governo. Os socialistas decidiram orientar suas bancadas a votar contra as reformas trabalhista e previdenciária e colocar punições a quem votar diferente –o chamado “fechamento de questão”.

O Pros, sigla de apenas 5 deputados, também declarou que votará contra as reformas do Planalto. O deputado Ronaldo Fonseca (DF), 1 dos “punidos” na retaliação do governo pós-votação da reforma trabalhista, afirmou que “prefere ser punido agora do que nas urnas em 2018”.

Outros partidos como o PRB, o PTN e o PR têm infidelidades na bancada que o Planalto espera resolver a tempo da votação na reforma da Previdência na Câmara…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo