DestaqueEleições 2020

BASTIDORES. Tudo que você precisa saber sobre o debate final entre Jorge Pozzobom e Sergio Cechin

No domingo (29), um deles será eleito prefeito para a gestão de 2021 a 2024

Debate desta noite será divido em três blocos, todos com perguntas entre os candidatos (Foto João Alves/Prefeitura/Arquivo)

Por Maiquel Rosauro

A RBS TV realizará, nesta sexta-feira (27), o último debate das eleições de 2020 entre os candidatos a prefeito de Santa Maria neste segundo turno. O atual chefe do Executivo, Jorge Pozzobom (PSDB), e o atual vice-prefeito, Sergio Cechin (PP), vão confrontar suas ideias a partir das 22h30min, ao vivo no estúdio da emissora, no Bairro Patronato.

Devido à pandemia de covid-19, a campanha eleitoral foi marcada por apenas três debates. Dois no primeiro turno, um promovido pela Cacism, Sinduscon e OAB/SM e outro pelo jornal Diário. O mesmo veículo promoveu o único embate do segundo turno, na semana passada. Ademais, ocorreram alguns encontros nos quais os candidatos respondiam apenas perguntas de entidades.

Este ano, ao contrário de outras eleições, não ocorreu nenhum debate entre os candidatos a vice-prefeito.

Desistência

Também pesou para o pequeno número de debates a desistência de Cechin em participar de dois encontros. Um no último sábado (21), no Feirão Colonial, que acabou se transformando em uma entrevista com Pozzobom, e outro na segunda-feira (23), mais uma vez promovido por Cacism, Sinduscon e OAB/SM, que foi cancelado.

As regras

O debate desta noite terá três blocos. O primeiro e o terceiro terão perguntas com tema livre entre os candidatos (o último também terá as considerações finais), enquanto o segundo terá perguntas com tema determinado sorteado pelo mediador.

Em cada bloco, cada candidato fará duas perguntas e responderá outras duas. Haverá 30 segundos para fazer cada questionamento, 1min30 para resposta, 1min para réplica e 45 segundos para tréplica.

As considerações finais têm o tempo previsto de dois minutos, mas poderá ser alterado na hora, caso o debate tenha interrupções que afetem o seu tempo total.

Caso um candidato citar um adversário de modo ofensivo, o candidato ofendido pode solicitar direito de resposta. Caso a produção conceda, o ofendido terá 1min de resposta para tratar do tema.

Ordem e cenário

Cechin abrirá o primeiro bloco do debate e depois a ordem de abertura dos demais blocos irá se alternando entre os candidatos, conforme já estabelecido em sorteio.

Também foi estabelecido por sorteio que Cechin ficará no púlpito à esquerda do vídeo e Pozzobom no púlpito à direita.

Coletivas

Antes do debate, Cechin concederá uma entrevista coletiva, às 21h45min, e Pozzobom, às 22h. Ambas ocorrerão de forma virtual e terão duração de cinco minutos cada. A RBS TV providenciará o credenciamento e o acesso ao link para os veículos de comunicação interessados em participar.

Assessor

Cada candidato terá direito a estacionamento para um carro e poderá levar apenas um assessor, que ficará no estúdio durante todo o debate.

Maquiagem

Devido à pandemia, não haverá presença de convidados ou imprensa acompanhando o debate. Além disso, também em razão da covid-19, a RBS TV pede para que os candidatos já cheguem ao local maquiados.

Máscara

Candidatos e seus assessores deverão usar máscara quando compartilharem espaços comuns na emissora. O acessório poderá ser retirado pelos candidatos e pelo mediador apenas quando estiverem ao vivo.

Transmissão

Além da RBS TV, o site G1 e a Rádio Gaúcha transmitirão o debate.

Como chegam

Cechin e Pozzobom chegam para o debate derradeiro com um final de campanha acirrado, marcado pela disseminação de informações falsas e, inclusive, com registro de ocorrência na Polícia Federal e no Ministério Público pelo lado tucano.

A propaganda eleitoral vem se caracterizando por um toma lá, dá cá de ambas as coligações, as quais buscam apontar supostos erros cometidos pelos candidatos no passado.

Desempenho

Pozzobom teve um desempenho superior a Cechin nos debates do primeiro turno. O tucano, mesmo recebendo sozinho todo o ônus da atual gestão, conseguiu manter-se firme e desviar de boa parte das críticas, até quando foi chamado de mentiroso por Jader Maretoli (Republicanos), o que garantiu a ele um direito de resposta.

Já Cechin, no primeiro turno, começou os dois debates nervoso. Logo na estreia, ele parecia não estar à vontade e causou constrangimento quando, na abertura, terminou sua apresentação cedo demais. Como resultado, durante quase um minute todos os demais candidatos ficaram em silêncio enquanto esperavam o tempo passar.

Mas então veio a eleição de 15 de novembro e o resultado nas urnas aparenta ter surtido efeito sobre os candidatos – Cechin fez 35.218 votos (26,49%) e Pozzobom registrou 33.080 votos (24,89%). No segundo debate do Diário havia outro Cechin em cena, mais assertivo e seguro do início ao fim do confronto.

Pozzobom, por outro lado, parecia surpreso com a nova postura de seu oponente e não conseguiu se sobressair como fez outras vezes. Ao final, parecia agitado e ciente de que não teve sua melhor performance.

E agora?

O horário do debate é ingrato, sobretudo, por ser uma sexta-feira. Mas não adianta reclamar, o confronto será transmitido pela principal emissora da cidade e terá uma audiência maior do que os anteriores. Quem deseja ser prefeito de Santa Maria entre 2021 e 2024 precisa sair “vivo” do duelo desta noite.

A eleição ocorrerá domingo (29), entre 7h e 17h. O resultado deverá ser conhecido algumas horas após o fechamento das urnas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo