Destaque

CÂMARA. Demora na abertura da CPI do Parque de Máquinas provoca atrito entre a oposição e o governo

Sessão começou com a oposição pressionado a abertura da investigação. Depois, governistas tiveram reunião com líderes da Prefeitura

Por MAIQUEL ROSAURO (texto, foto e video), da Equipe do Site

A sessão plenária da Câmara de Vereadores desta terça-feira (20) foi tumultuada. A oposição afirma que o governo está tentando barrar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Parque de Máquinas. Já a situação defende que o processo precisa de um parecer jurídico frente ao objeto específico a ser investigado.

Logo na abertura da sessão o líder da oposição, Valdir Oliveira (PT), questionou os motivos de a CPI, assinada por todos os 21 vereadores, ainda não ter sido aberta. Para o petista, a investigação já deveria ter iniciado, uma vez que o processo foi protocolado em 9 de junho.

O presidente da Casa, Admar Pozzobom (PSDB), respondeu que está seguindo o trâmite legal e que o processo está em análise da Procuradoria. Ele explicou que há dúvidas quanto ao que exatamente a CPI irá investigar.

“Mas se havia dúvidas, por que assinaram o requerimento?”, rebateu Valdir.

O impasse causou a indignação dos vereadores da oposição e provocou debate quanto a necessidade de enviar a iniciativa para a Procuradoria.

Confira um vídeo EXCLUSIVO com trecho da discussão:

 

Após o debate inicial, todos os vereadores da base do governo reuniram-se, a portas fechadas, por mais de uma hora, na Sala de Presidência. O chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, e o controlador geral do Município, Alexandre Lima, participaram da reunião.

Segundo Cortez, sua visita não teve relação direta com a CPI.

“O governo não tem interesse nenhum em barrar nada”, garante o chefe da Casa Civil.

No retorno da sessão, Valdir Oliveira voltou a questionar quanto a abertura da CPI. Admar Pozzobom reafirmou sua posição e disse que vai seguir o regimento da Casa, aguardando o parecer da Procuradoria.

A previsão é de que o procurador geral da Câmara, Marco Antônio Lopes, finalize seu parecer até a próxima terça (27).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Palpite. O requerimento da CPI tem problema de redação. Quer investigar “a situação do Parque de Máquinas”. CPI necessita de fato determinado. O melhor seria investicar “o sucatamento” do Parque ou a “falta de efetividade” do Parque. Situação é “estado”, parece que não se sabe bem o que será investigado. Direito anglo-saxão chama isto de “fishing expedition”, uma investigação especulativa para ver se aparece algo de errado. Alguém pode dizer que é só uma discussão semântica, mas pode gerar problemas lá na frente. Óbvio que é só um palpite.

  2. Curiosidade. Em 2014 o vereador Luciano Guerra, via Frente Parlamentar do Interior, pediu a instalação de um Parque de Máquinas para uso exclusivo dos distritos (pelo menos dois caminhões caçamba, duas patrolas e duas retro-escavadeiras para manutenção das estradas). Trabalho seria dividido em dois grupos. Primeiro: Palma, Arroio Grande, Pains, Passo do Verde e Arroio do Só. Segundo: São Valentim, Boca do Monte, Santo Antão e … Santa Flora. Ué, mas o Valdeci não tinha criado um mini-parque exclusivo para Santa Flora? Vereadores pediram mais coisas: “Outra ideia levantada pelos vereadores foi a contratação de serviço terceirizado de caráter emergencial para manutenção das estradas, já que muitas delas estão sem condições de trafegabilidade”. Fonte? Blog de um vereador.

  3. Verificando alfarrábios. Principais ações do governo do PT, área por área, em Santa Maria, entre 2001 e 2008. Criação de 10 patrulhas agrícolas com trator, roçadeiras e outros equipamentos. Criado um mini-parque de máquinas próprio para o distrito de Santa Flora. Governo Xirmer. 2014, emenda do Onyx Lorenzoni, adquirido um trator agrícola, duas caçambas hidráulicas, plaina e concha carregadeira. 2015, leiloaram veículos e com o dinheiro reformaram três caminhões.

  4. “Respeitável público! O Casarão da Vale Machado tem o orgulho de apresentar, no picadeiro central…” Esta história ainda renderá muitas risadas. A única coisa de bom que pode sair dali.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo