Destaque

CÂMARA. Governo não abre mão de controlar a “CPI do Parque de Máquinas” e a oposição decide se retirar

Governo não deseja ver presidência ou relatoria da CPI nas mãos de Luciano Guerra, que divulgou nota (no destaque) na noite desta terça

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Equipe do Site

A oposição irá se retirar da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Parque de Máquinas. A decisão foi tomada na noite dessa terça-feira (27), após longos debates com os governistas durante o dia.

A CPI foi proposta pela oposição na sessão de 8 de junho e, após uma resistência inicial, todos os 21 vereadores assinaram o requerimento. Foram indicados para a investigação, Luciano Guerra (PT), pela oposição, e Juliano Soares – Juba (PSDB) e Marion Mortari (PSD) pelo lado do governo.

Como o site já havia divulgado com exclusividade ontem (CLIQUE AQUI), o governo exigiu os cargos de presidente e relator da comissão, sobrando para Guerra a vice-presidência. Como já era esperado, não houve consenso na reunião realizada na manhã dessa terça entre os membros da CPI. Sabendo que não venceria uma eleição entre o trio para definir os cargos, Guerra ameaçou deixar a comissão.

O impasse foi levado para a sessão plenária. Logo no início, durante 20 minutos, os vereadores de situação debaterem o assunto na Sala da Presidência. Na tribuna, Valdir Oliveira (PT), líder da oposição, e Guerra cobraram o início da CPI e a interferência do governo no Legislativo. As reclamações causaram uma nova reunião, agora com todos os parlamentares presentes, junto à Mesa Diretora.

Mais uma vez os governistas se mantiveram irredutíveis pelos cargos pretendidos, terminando a reunião na Mesa sem solução. Desta forma, a oposição decidiu por se retirar da CPI. Na manhã desta quarta (28), será protocolado o requerimento oficial com a saída de Guerra da comissão.

Abaixo, confira nota divulgada por Luciano Guerra, no Facebook, na noite dessa terça:

“Não vou ficar em uma comissão chapa branca”

É vergonhosa a atitude da base aliada de Pozzobom e o desespero do governo em tentar barrar de todas as formas o trabalho responsável que deveria ser feito com a CPI do Parque de Máquinas.

Por isso, no final da tarde desta terça, em comum acordo com o bloco da oposição, decidimos por bem não mais participar da CPI, devido a interferência dos membros do governo.

Não vou ficar em uma comissão chapa branca, sendo que o presidente e o relator, cargos mais decisivos, ficariam nas mãos dos representantes do governo.

Durante todo o dia, tentamos uma acordo para ficarmos na presidência, já que somos o proponente da investigação e indicado pela bancada para tal função, como tradicionalmente acontece na câmara.

Mesmo assim, os integrantes do governo, possivelmente orientados pelo alto escalão, não abrem mão de controlarem a CPI conforme essas orientações. O que significa: estaríamos sendo “escanteados” sem o poder de decisão.

Por fim, deixo aqui a minha indignação, porque mais uma vez o executivo parecer estar interferindo nas decisões da câmara e não mantendo a harmonia entre os poderes.

Mantenho a minha posição de fazer um trabalho isento e vou continuar fiscalizando da forma correta. Peço desculpas a comunidade santa-mariense – sofrida por tanto descaso nas ruas e estradas pela falta de máquinas – mas me nego a participar de uma CPI, que tem tudo para ser levada ao forno com massa, calabresa e queijo.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo