Santa MariaSaúde

CIDADE. Projeto “Minha Vida Sem” ajuda a ter uma vida sem glútem e lactose. E tem o curso de culinária

Sandra Freitas e Letícia Lucero na oficina sem glúten que aconteceu no dia 20 de maio e que acontece outra vez neste final de semana

Por BIANCA PEREIRA (com foto de Reprodução/Feicebuqui), da Equipe do Site

Acontece neste sábado, dia 24 de junho, na Imperial993, o 1º Curso de Culinária Sem Glúten do Projeto Minha Vida Sem, uma inovação nos cursos de culinária. Ministrado pela “Chef Glúten Free” Sandra Freitas e pela “Nutricoach”, Letícia Lucero, contando com apoio da Frutos Da Terra e da Imperial993, o curso vai das 14h30 até às 17h30 e as vagas são limitadas.

Projeto Minha Vida Sem (no linque você fica sabendo como se inscrever) busca ajudar pessoas na busca de uma vida sem glúten e sem lactose. O projeto tomou forma este ano, com a página sendo criada em março e com encontros entre os curtidores tendo início em abril.

Tudo começou há cinco anos quando Sandra Freitas descobriu que tinha doença celíaca, uma doença causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo e derivados, como massas, bolos, cerveja, uísque, vodka e doces. A doença é uma condição crônica e autoimune que faz com que o organismo tenha dificuldade de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água, causando a atrofia da mucosa do intestino delgado de pessoas de qualquer idade com predisposição genética.

A doença celíaca só pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue e normalmente se manifesta em crianças com até um ano de idade. Porém, os sintomas são diversos e constantemente associados com outras doenças, o que dificulta o diagnóstico. Entre os sintomas estão dor abdominal, diarreia, flatulência, distensão do abdômen, fraqueza, perda ou dificuldade para ganhar peso, queda de cabelo, diminuição do apetite, lesões de pele, anemia, deficit de crescimento em crianças e infertilidade.

Sandra Freitas conta que quando descobriu a doença teve dificuldade em achar alimentos e alternativas para se alimentar. “Por essa razão resolvi entrar de cabeça na culinária, e ao longo do tempo fui testando receitas, desenvolvendo e aprimorando outras e fazendo tudo que eu consumia.”

A parceira de Sandra no projeto é a nutricionista Letícia Lucero que a ajudou na caminhada para uma vida mais saudável. “A Letícia entrou na história pois precisei de uma nutri pra me orientar e ela foi maravilhosa, nessa minha caminhada encontrei pessoas que me ajudaram bastante e então surgiu a ideia do grupo Minha Vida Sem”.

O projeto e os encontros servem para discutir sobre a alimentação sem o glúten, trocar ideias, compartilhar receitas e indicações de lugares para comer e comprar. Sandra ainda fala que ela quer “levar às pessoas o conhecimento sobre a doença, o apoio necessário principalmente quando se descobre a doença, pois as pessoas ficam perdidas. O objetivo é trocar experiências, conhecer novas pessoas e saber que não estamos sozinhos nesse novo caminho, trocar informações e ser apoio pois normalmente não é fácil, então conseguimos reunir algumas pessoas e dar início ao grupo.”

Os encontros são abertos a todos, “pessoas que tiverem interesse no assunto estão convidadas a participar, inclusive pessoas com outras doenças onde a exclusão de glúten e lactose melhora os sintomas, como autismo, câncer, esclerose múltipla, Alzheimer entre tantas outras”, fala Letícia.

A Loja Armazém da Saúde foi parceira do projeto desde o início, cedendo o local para os encontros desde abril. A partir disso surgiu a ideia de fazer o primeiro evento, uma oficina sem glúten que aconteceu no dia 20 de maio na loja Frutos da Terra e contou “com deliciosas receitas e menu degustação”.

Letícia Lucero fala que a “ideia dos cursos foram em função da gente saber que muitas vezes os doentes celíacos acabam com uma dieta muito restrita, pobre em nutrientes e muitas vezes as receitas disponíveis na internet não dão muito certo, então pensamos em aliar a prática da Sandra e levar informação nutricional de qualidade a essas pessoas.”

Para os celíacos é importante ressaltar que o ambiente será seguro, e livre de contaminação, “muitas vezes esse público não participa de cursos ou festas etc, devido ao medo da contaminação cruzada” afirma Letícia.

Confira o vídeo convite do evento

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo