Sem categoria

CRISE POLÍTICA. Supershow pelas diretas já, contra Temer e as reformas, reúne multidão em Porto Alegre

Artistas como Duca Leindecker, Hique Gomez, Ernesto e Bagre Fagundes, Bebeto Alves e Raul Ellwanger no show anti-Temer da capital

Do Correio do Povo, JESSICA HÜBLER, com informações de Henrique Massaro e foto de Alina Souza

O Parque da Redenção, em Porto Alegre, foi o palco de um Ato Show pedindo a realização de eleições diretas para a Presidência da República. Com a participação de mais de 30 artistas e bandas do Rio Grande do Sul, o evento, que pedia também o fim das reformas Trabalhista e da Previdência, repetiu o modelo de manifestação político-cultural que vem ocorrendo em diversas cidades do País, como Rio de Janeiro e São Paulo, desde que veio à tona a gravação de Michel Temer e Joesley Batista. O público tomou conta de diversos pontos da Redenção ao longo do domingo.

Apesar do cunho político e de protesto, o ato foi caracterizado como intervenção cultural. Durante o dia – a manifestação começou às 11h – , o que se via, em meio aos gritos de “Fora, Temer”, e “Diretas já”, era um clima de alegria devido aos hows e apresentações. Entre a multidão, era possível ver pessoas com bandeiras de partidos políticos, de entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), ou até mesmo sem bandeira alguma. A maioria dos presentes utilizava adesivos nas roupas pedindo a saída do presidente e as eleições diretas.

“Sou funcionário público e vou ser diretamente atingido pelas reformas”, disse um professor federal que preferiu não se identificar com medo de sofrer com mais medidas do governo federal. Segundo ele, o campus onde trabalha já sofreou com redução de quase metade dos repasses federais e com congelamento da progressão de carreira. Também professora, Eliane Simch disse que o que a levou para a rua foi o anseio por eleições diretas e por impedir as reformas. “Se com o povo na rua já está ruim, imagina se ficar acomodado”, disse. A advogada Clarissa Rodrigues disse ter perdido esperanças no poder público e comentou que espera, pelo menos, que o país consiga ter o direito de eleger um novo presidente até 2018.

O curador do Ato Show, historiador e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Francisco (Chico) Marshall, afirmou que todos os partidos com representação na Assembleia Legislativa gaúcha foram convidados para participar. Segundo ele, apesar da rejeição de alguns artistas, a definição da organização do ato foi por não fomentar a “partidofobia”, permitindo os políticos, mas limitando a dois minutos o tempo de fala de cada legenda, nos intervalos entre os shows. Os partidos que confirmaram representantes foram: Rede, Psol, PSB, PT, PCdoB, PDT, Pstu e PCO.

De acordo com Marshall, os atos “Diretas Já” – realizados em diversas cidades do País – expressam o descontentamento da sociedade diante do estado calamitoso em que se encontra o Brasil. “Com uma catástrofe moral, política, judiciária igualmente, inaceitável para a sociedade”, afirmou Marshall. Conforme o curador do ato, os protestos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo