Destaque

DISTRITOS. Prefeitura decide comprar 500 cargas de Pedra. Prioridade é para Arroio Grande e Arroio do Só

Nesta quinta-feira, Executivo já realizou a colocação de cargas de pedra em ponte em Arroio Grande, que foi danificada pela chuva

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria, preocupada em garantir a trafegabilidade dos moradores da zona rural do Município, vem concentrando esforços no planejamento de ações que visam à melhoria das estradas dos distritos. Neste primeiro momento, a prioridade são os locais em que há o tráfego de transporte escolar.

Para garantir a execução dos trabalhos, o Executivo Municipal já autorizou a destinação de recursos. Conforme o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, os valores serão utilizados para a contratação de horas-máquina, destinados a cobrir os custos com a contratação de caminhões, que serão empregados no apanho, transporte e colocação de pedras.

Ainda conforme Almeida Rosa, o recurso possibilitará também a aquisição de até 500 cargas de pedras, que serão utilizadas no empedramento dos leitos de diferentes estradas dos distritos. As pedras serão adquiridas da pedreira de Boca do Monte, que é a contratada pela Prefeitura.

Neste primeiro momento, a atenção será destinada às estradas do distrito de Arroio do Só e a expectativa é que o trabalho tenha início já neste sábado (10). Conforme o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, o serviço de recuperação será feito de forma contínua enquanto o tempo permanecer estável, inclusive no final de semana e feriado.

“Vamos ter duas equipes trabalhando nessa recuperação, para atender o maior número de distritos. No sábado, já começaremos a colocação de pedras nesses locais prioritários”, explica Almeida Rosa.
Ao todo, serão 33 localidades atendidas nesse trabalho de recuperação emergencial. Serão destinados para uso no serviço dois tratores com plaina e um com concha, além de uma retroescavadeira da Secretaria de Desenvolvimento Rural. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos irá disponibilizar, em apoio ao Desenvolvimento Rural, duas motos-niveladoras, uma retroescavadeira e dois caminhões para o uso no trabalho.

Nesta sexta-feira (09), será realizada uma reunião, às 10h30min, no Sindicato Rural de Santa Maria, com produtores do Município. O objetivo do encontro é convocar os produtores para uma força-tarefa, com o objetivo de ajudar o Executivo na recuperação das estradas.

Já nesta quinta-feira (08), a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos já trabalhou no atendimento ao interior. Foram colocadas cargas de pedra para auxiliar na recuperação da cabeceira da Ponte dos Bonnas, em Arroio Grande, que estava danificada.

AS AÇÕES JÁ REALIZADAS NOS DISTRITOS

– Diferentes pontes que dão acesso às localidades dos distritos já foram recuperadas, assim como foi realizado o trabalho de empedramento e compactação das estradas, respeitando o cronograma definido no início do ano

– No decorrer do ano, a Prefeitura já realizou a suplementação de cerca de R$ 300 mil para a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. O recurso foi aplicado integralmente na contratação de horas-máquinas e na colocação de pedras nas estradas rurais

– No mês de março, a Secretaria atuou com jornadas de trabalho onde foram utilizados de oito a dez caminhões nos serviços no interior, atendendo aos locais prioritários, em especial o distrito de Santa Flora, em função de que a via é a principal rota para escoação da safra do Município

– Também neste ano, a Prefeitura reativou a oficina de máquinas da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Com a retomada dos serviços, boa parte da frota da pasta foi recuperada. Hoje, já foram consertadas e estão à disposição da Secretaria, quatro moto-niveladoras, seis retroescavadeiras, três rolos compactadores, sete caminhões basculantes e quatro caminhões comuns

– A Secretaria trabalha na contratação de empresa para a manutenção de um trator esteira e de mais uma escavadeira hidráulica. Além disso, a Prefeitura também está na fase de aquisição de uma escavadeira hidráulica, com recurso da Caixa Econômica Federal e contrapartida do Executivo

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Tem de ser mais completa a informação, hora 500 cargas… é muito vago. Tem de falar em metros cúbicos, qualquer aluno de primeiro grau sabe disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo