CulturaUFSM

“FERIDA CALO”. No palco, espetáculo do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança

Da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, com imagem de Divulgação

“Pinto minha própria realidade […]. Pois sou o assunto que melhor conheço”, dizia a pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954). Junto do diversificado universo de imagens da artista, essa afirmação é uma das inspirações que têm movido a criação de “FeridaCalo”, o espetáculo de dança que o Grupo LICCDA estreia dia 1º de julho, 20h, no Theatro Treze de Maio.

O Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), do Curso de Dança-Licenciatura da UFSM, coordenado pelo professor Odailso Berté, desde 2014, desenvolve pesquisas e experimentações artísticas com imagens referentes à vida e obras da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954).

Os primeiros experimentos criativos que resultaram dessas investigações foram “Me Kahlo… Sashay Away” (2015), a intervenção “Me Kahlo” (2015) e “FeridaCalo”, apresentado em forma de intervenção na esplanada da Biblioteca Central da UFSM e no largo do Museu de Arte de Santa Maria em dezembro de 2016. Desse longo processo de investigação e criação artística o LICCDA elabora agora o espetáculo de dança “FeridaCalo” para estrear no palco do Theatro Treze de Maio, contemplado com o aluguel do teatro pelo Projeto Treze o Palco da Cultura e Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

Junto da pesquisa de movimento pautada no método da Dança Contempop (cruzamento de dança contemporânea e cultura pop), a criação do figurino, assinada pelo estilista e Doutor em Moda João Dalla Rosa Júnior, do Rio de Janeiro, dialoga de modo íntimo com a dança estruturando uma dramaturgia ousada, metafórica e contemporânea. As cenas não contam uma história linear, mas sugerem imagens provocativas no intuito de provocar a reflexão interpretação do público.

“FeridaCalo” conta com o apoio da TV Campus, do Centro de Educação Física, e do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria. Os ingressos estão à venda na portaria do Theatro Treze de Maio e com os dançarinos do LICCDA.

Ficha Técnica:

Criação:Grupo LICCDA – Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança
Direção: Odailso Berté
Intérpretes-criadores:Ana Caroline Maivald, Clarissa Iensen, Crystian Castro, Djenifer Nascimento, Estela Sá, Helder Machado, Júlia Urach, Juliane Costa, Maria Clara Mariani, Naylana Ferreira, Odailso Berté, Samara Weber Schmidt, Tainara Alecia

Trilha Sonora:Suba, Elliot Goldenthal, René Aubry, João Leopoldo, Marcela Rodríguez, Dante Ramon Ledesma, Mercedes Sosa e Lila Downs.

“Sangue Latino” – interpretação de Deborah Rosa

Iluminação: Geison Sommer

Projeto de figurino: João Dalla Rosa Júnior

Execução do projeto de figurino:Cleuza Fillipetto

Identidade Visual:Odailso Berté e Wolney Fernandes

Duração:60’

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo