ComportamentoSanta Maria

INVERNO. Em poucas horas, o início da estação fria e o que preveem os institutos de meteorologia gaúchos

Por BIANCA PEREIRA (texto e foto), da Equipe do Site

Cassiele detesta o inverno: “sempre com as mãos e os pés gelados”

As baixas temperaturas já chegaram em Santa Maria, mas o inverno inicia oficialmente na madrugada desta quarta-feira, dia 21 de junho, mais especificamente à 1 hora e 24 minutos.

Segundo o Inmet, até o fim de junho as temperaturas deverão cair, com máxima de 28º e mínima de -1º. O sol deve aparecer em grande parte do Estado, com poucos dias parcialmente nublados, e a perspectiva para os ventos vão de fracos para moderados, mas a geada deve aparecer na serra gaúcha, como também no nordeste do Rio Grande do Sul. Nos últimos dias do mês ainda é provável que a chuva apareça com pancadas rápidas e isoladas, porém o sol estará presente.

Conforme o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, até o mês de julho o tempo continua aberto no Estado, porém “o ar seco junto às baixas temperaturas, aumenta a possibilidade de geada nas terras gaúchas”

Também de acordo com o site do Inmet, a previsão de precipitação para a região central do Estado para os próximos três meses está na faixa normal climatológica, entre 35%, 40% e 25%, ou entre 300 mm e 600 mm. Com as incursões das massas de ar frio ainda frequentes na região durante todo o trimestre, a previsão é de temperaturas em torno da normal climatológica, com mínimas negativas por volta dos -3º e máximas por volta dos 20º.

No calçadão de Santa Maria, há opiniões divergentes sobre o início do inverno. A aluna de Arquitetura e Urbanismo da UNIFRA, Tais Teixeira, adora o inverno pelo simples fato de que “as pessoas se vestem melhor”. Como é muito ‘calorenta’, Tais fala que “qualquer roupa que eu coloque eu fico bem. Acho que é mais confortável, na questão de se vestir, em qualquer coisa que tu faz. No calor se fica suando.”

Para Cassiele Costa Campos, que trabalha no Frigorifico Silva, o inverno não é a sua estação favorita. “Tenho dificuldade para me aquecer, estou sempre com as mãos e os pés gelados.” Para se manter aquecida Cassiele se apoia nas bebidas quentes, “me agasalho, tomo um café, chá ou chimarrão, e uso bastante fogão a lenha em casa.”

O fim do inverno chega no dia 22 de setembro, com o equinócio da primavera.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo