LUNETA ELETRÔNICA. Sartori no Japão, carroças e Restaurante, recessão?, Arquivos e o Meio Ambiente
* Missão liderada pelo governador José Ivo Sartori já está no Japão e começa a cumprir sua AGENDA nesta segunda. O objetivo da viagem é “atrair investimentos e promover o carvão gaúcho”.
* No roteiro do grupo que inclui secretários de Estado, parlamentares e empresários, há a previsão de visitas técnicas e encontros com o governo japonês e empresas nipônicas do setor de energia. Se quiser mais informações, clique AQUI.
* Na próxima quarta-feira, dia 7, a Comissão Especial do Legislativo que trata dos veículos com tração animal realiza mais um encontro público setorizado.
* Agora, a reunião, a ser coordenada pela vereadora Cida Brizola, está prevista para a Associação Comunitária do Campestre do Menino Deus, na rua Garibaldi Schimidt. O objetivo é papear com os carroceiros que vivem naquela região de Santa Maria.
* Antes ainda, mais exatamente na tarde desta segunda (como você leu, com mais detalhes até, em nota publicada há pouquinho), o assunto para audiência pública é o Restaurante Popular.
* O evento é promovido pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara, presidida por Celita da Silva, e busca respostas para o fato de o estabelecimento, localizaod na Doutor Pantaleão, ao lado do CentroAdminsitrativo, fechado desde 10 de março do ano passado, ainda não foi reaberto.
* Nas redes sociais do Governo (na imagem ao lado), parece que o Brasil está “em festa verde-amarela”, festejando “o fim da grave recessão econômica e rumo à franca recuperação”.
* O fato é bem retratado na coluna “Cenas da Semana”, PUBLICADA no portal Congresso em Foco e assinada por Patrícia Marins e Miriam Moura. No “mundo encantado” do Twitter e do Facebook do presidente Michel Temer, a recessão acabou e a prioridade agora é gerar empregos.
* Na vida real, porém, escrevem as jornalistas, “também fortemente conectada com as redes sociais de milhões de brasileiros, analistas alertam: ainda é cedo para decretar o fim da recessão.
* Desta segunda até o próximo sábado, como o site REGISTROU na madrugada passada, o Arquivo Histórico de Santa Maria oferece uma programação especial com o tema “Arquivos abertos, cultura e patrimônio”.
* A programação local está inserida na I Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa de Rui Barbosa, sediados no Rio de Janeiro.
* Neste 5 de junho festeja-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, além do Dia Municipal do Reciclador e da Reciclagem. Como você leu AQUI, a Prefeitura programa uma série de atividades para lembrar a Semana do Meio Ambiente.
* Especificamente para esta segunda está previsto, para as 8 da manhã, “plantio de espécies nativas, medição do consumo de carbono (parceria com a Quimea) ao longo do Arroio Cadena”.
É inacreditável que o restaurante popular ainda esteja fechado. É uma assistência social das mais necessárias com tantos desempregados e pobres.
Gringo vai mudar o nome para Trump do sul, querendo explorar carvão. Queima do mineral causa emissões de compostos de nitrogênio, enxofre (que vira chuva ácida), metais pesados e gás carbônico. As emissões deste último podem virar barreiras não-tarifárias para as exportações destinadas ao continente europeu no futuro. Não foi discutido o assunto, não se sabe da viabilidade econômica, etc. Um bando de políticos tratando de um assunto técnico com marketing.