HistóriaMemóriaSanta Maria

MEMÓRIA. Arquivo Histórico Municipal se integra à Semana Nacional promovida por instituições cariocas

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Arquivo Histórico Municipal, no Centro Integrado de Cultura Evandro Behr, na Presidente Vargas: uma semana de muitas atividades

De 5 a 10 de junho, o Arquivo Histórico de Santa Maria vai oferecer uma programação especial para os santa-marienses. As atividades integram a I Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa de Rui Barbosa, ambos com sede no Rio de Janeiro. O evento tem como tema “Arquivos abertos, cultura e patrimônio” e promove eventos acadêmicos, artísticos e culturais, a fim de mobilizar todas as instituições arquivísticas, centros de memória e documentação, além das demais entidades que abrigam serviços de arquivo do Brasil.

Em Santa Maria, serão três atividades durante a próxima semana, algumas com vagas limitadas. Por isso, a orientação aos interessados é que realizem as inscrições antecipadamente. Para as duas oficinas práticas serão disponibilizados certificados de participação.

As atividades que integram a I Semana Nacional de Arquivos é uma realização da Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer e do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria e Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AMARQHIST).

PROGRAMAÇÃO DO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DE SANTA MARIA

Oficina “Prática de leitura de documentos manuscritos: uma paleografia para todos”

– Data: 09/06/2017 (sexta-feira)

– Horário: 09h às 12h.

– Local: Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria – Rua Appel, nº 900.

– Inscrições: gratuitas. Vagas limitadas e antecipadas. Enviar nome completo, profissão, telefone para [email protected]. Aguardar confirmação da vaga.

– Certificado de participação: 03 horas.

– Ministrante: Prof.ª Dr.ª Fernanda Kieling Pedrazzi – Coordenadora do Curso de Arquivologia da UFSM.

– Realização: Prefeitura Municipal de Santa Maria / Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer / Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria.

– Apoio: Curso de Arquivologia/UFSM e Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AMARQHIST).

Oficina Introdução ao Tratamento de Arquivos Pessoais

A oficina tem como objetivo discutir o estatuto arquivístico dos conjuntos documentais acumulados por indivíduos e explorar as estratégias de arranjo e descrição de tais arquivos. Aula expositiva dialogada, análise de casos exemplares e exercícios práticos.

Data: 10/06/2017 (sábado)

– Horário: 08h30min às 12h30min.

– Local: Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria – Rua Appel, 900.

Investimento: Sócios da Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul em dia com a anuidade (GRATUITO); Não sócio profissional (R$ 70,00); Não sócio aluno (R$30,00).

– Inscrições: Link para inscrições: https://goo.gl/5YfWbk. Vagas limitadas. A confirmação da vaga será feita por e-mail mediante identificação do pagamento.

– Programa: Os arquivos pessoais e a teoria arquivística; O sentido da acumulação documental; Arranjo: a abordagem contextual dos arquivos pessoais; Descrição e tipologia documental.

– Realização: Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul.

– Apoio: Prefeitura Municipal de Santa Maria / Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer / Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria / Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AMARQHIST).

– Ministrante: José Francisco Guelfi Campos. Professor da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo, Mestre em História Social e licenciado em História pela mesma instituição. Realizou estágio de especialização em Gestão de Arquivos Privados no Archivo Histórico de la Nobleza (Espanha). Entre 2014 e 2016, foi coordenador do Setor de Arquivo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP. É, também, coordenador de cursos da Associação de Arquivistas de São Paulo. Tem participado de eventos e publicado trabalhos no Brasil e no exterior. Atua principalmente nos seguintes temas: arquivos pessoais, descrição documental, diplomática e tipologia documental.

Encontro “Histórias de Vidas: Fragmentos de Memória Genealógica” – 2ª Edição – Especial sobre o Curso de Arquivologia da UFSM

– Data: 10/06/2017 – sábado.

– Horário: 14h30mim às 17h.

– Local: Arquivo Histórico Municipal – Rua Appel, 900.

– Programação:

14h30min às 15h30min – Contação de histórias dos primeiros professores e servidores técnico-administrativos do Curso.

15h30min às 16h – Confraternização.

16h às 17h – Contação de histórias sobre a consolidação e o crescimento do Curso.

– Inscrições: gratuitas. Vagas limitadas e antecipadas. Enviar nome completo, profissão, telefone para [email protected]. Aguardar confirmação da vaga.

– Realização: Prefeitura Municipal de Santa Maria / Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer / Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria / Curso de Arquivologia/UFSM.

– Apoio: Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AMARQHIST).

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo