EconomiaNegóciosPrefeitura

NEGÓCIOS. Santa Maria adere à RedeSimples, para simplificar a abertura de empreendimentos na cidade

Sistema integra desde registro na Junta Comercial até as etapas de emissão dos alvarás municipais necessários ao empreendimento
Sistema integra desde registro na Junta Comercial até as etapas de emissão dos alvarás municipais necessários ao empreendimento

Por VERA JACQUES (com foto de Arquivo), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Nesta sexta-feira, o prefeito Cezar Schirmer, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos Jaques Jaeger, fará a assinatura do Decreto Executivo que oficializará o início dos trabalhos da RedeSimples em Santa Maria. O ato oficial acontecerá no Salão de Atos do Edifício João Fontoura Borges (SUCV), às 10h30.

A RedeSimples tem o objetivo de agilizar o processo de abertura de empresas, integrando as etapas que envolvem o ato de registro na Junta Comercial com as etapas de emissão dos alvarás municipais necessários ao funcionamento. Além disso, o novo sistema irá simplificar os processos para os empreendimentos que desempenhem atividades consideradas de baixo risco sanitário, ambiental e de incêndio.

De acordo com o prefeito Cezar Schirmer, mais de 40 municípios gaúchos já adequaram seus procedimentos para atender ao empresário com as orientações da RedeSimples, porém, todos são de pequeno e médio porte. “Santa Maria será o primeiro município de grande porte a disponibilizar este benefício aos empreendedores. “Trata-se de mais uma iniciativa para estimular o desenvolvimento econômico local, gerando emprego e renda para Santa Maria”, comemora o chefe do Executivo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico acrescenta que a partir da implementação da RedeSimples o que deve andar são os documentos, diminuindo a necessidade do empresário ou do contador ter que despachar em diversos locais para abrir e regularizar sua empresa. “É um passo importante para incentivar a abertura de novas empresas no município”, argumenta o secretário Jaeger.

Também participam do ato de assinatura do Decreto Executivo de implantação da RedeSimples, os titulares e representantes das secretarias diretamente envolvidas no processo: Meio Ambiente, Saúde, Finanças, Gestão e Modernização Administrativa, Desenvolvimento Urbano e Comunicação. Além destas secretarias, a Junta Comercial também integra o processo de liberação e registro de alvarás. Na lista de convidados estão dirigentes de entidades comerciais e empresariais, conselhos profissionais e representantes do Corpo de Bombeiros, entre outras instituições.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Parabéns à iniciativa, uma novidade importante.

    Mas como está a “burrocracia” em casos específicos?

    Exemplo: há muitos negócios hoje que são “virtuais”, onde o dono do negócio o toca na sua própria residência com um computador, sem precisar de empregados, inclusive.

    Se precisaria de alvará sanitário e de bombeiros para esse caso?

    Se afirmativo, não tem sentido nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo