ComportamentoTurismo

QUE TAL? Prefeitura corta metade da verba e escolas de samba do Rio de Janeiro ameaçam não fazer desfile

Por ORLANDO BRITO, do portal “Divergentes”, com foto de Reprodução

Impressionante a quantidade de polêmicas e novidades que desfilam diariamente nas redes sociais em todo momento. Curiosidades, surpresas e notícias do mundo inteiro. Mas o Rio de Janeiro é imbatível. Algumas, é claro, decorrem do próprio cotidiano, do movimento rotineiro de uma metrópole agitada como sempre foi o Rio. O certo é que toda hora rola uma história.

O prefeito Marcelo Crivella anunciou nessa semana que deverá cortar em cinquenta por cento a subvenção que o governo dá a cada escola de samba do grupo especial para o desfile no carnaval carioca, na Avenida Marquês de Sapucaí. Ao invés de dois milhões, a partir do próximo ano, a verba deverá ser reduzida para um. A outra metade do dinheiro será, pelos planos do prefeito, destinada ao custeio das despesas das creches da Cidade Maravilhosa.

A reação foi imediata. A LIESA, Liga das Escolas de Samba cariocas, por seu presidente Jorge Castanheira, foi estar com o prefeito Crivella. Disse-lhe que a medida inviabilizará a apresentação das agremiações no Carnaval de 2018. E os diretores de algumas das 13 escolas que dão brilho ao desfile do Sambódromo, ameaçam passar longe da avenida. Alegam ser injusto retirar o incentivo das entidades que são a principal peça de arrecadação do carnaval do Rio. Dizem tratar-se do maior espetáculo da terra e, segundo cálculos da RioTur, o evento movimenta em torno de três bilhões, fonte de impostos para os cofres do município.

A notícia ganhou a mídia e retumbou nas mídias sociais. E surgiram repercussões de vários tipos. Dos gestores de creches e dos pais de crianças a serem beneficiadas pela medida, alegres com a ideia do prefeito. Internautas fizeram chover postagens tipo “nesse país, onde não há leitos em hospitais, onde não há Educação para o povo e com uma crise avassaladora, financiar entidades de carnaval é totalmente dispensável”.

Outros acusam Marcelo Crivella de ser pressionado pelos pastores das igrejas evangélicas que o apoiaram na eleição para “em nome do caretismo, censurar e conter a liberdade especialmente de expressão corporal, sonora e visual que se apresentam nos desfiles da Avenida Sapucaí”. E como forma de discordar da ação do prefeito, os diretores das escolas de samba prometem fazer protesto e passeata que deverá sair da prefeitura até o Sambódromo.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Dizem por aí que o desfile de uma escola de samba gira entre 8 e 12 milhões de reais. Cá para nós, um milhão dividido entre todas iria fazer diferença? Rio de Janeiro está quebrado, “legado” da olimpíada virou elefante branco, criou-se uma bolha na rede hoteleira que está estourando…
    Pessoal da cultura também chuta uns números “2% do PIB vem da cultura!”. Galera do turismo é campeão, querem “incentivos” a toda hora, o que significa que a atividade não é auto-sustentável, precisa de subsídios. Tem gente que “sonha” em tranformar SM em pólo turístico, eles “sonham” e o resto paga a conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo