AssembleiaSaúde

SAÚDE. Valdeci anuncia lançamento, na segunda, de Comitê Pró-Abertura do Hospital Regional 100% SUS

Anúncio de Valdeci foi feito durante reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia, nesta quarta-feira, em Porto Alegre

Por TIAGO MACHADO (texto e foto/arquivo), da Assessoria de Imprensa do Deputado

A pressão sob as autoridades responsáveis pela abertura do Hospital Regional vai aumentar. Na próxima segunda (3), será lançado, às 17h30min, na Câmara Municipal de Santa Maria, o Comitê Pró-Abertura do Hospital Regional 100% SUS. A ação visa unir entidades, autoridades, lideranças e representantes da comunidade da Região Central no esforço de destravar o início dos atendimentos no complexo de saúde, cuja obra foi concluída em setembro do ano passado.

Nessa quarta (28), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), anunciou a criação do Comitê na reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A intenção é, a partir do grupo, preparar e organizar uma série de iniciativas coletivas. “Quando se reivindica coletivamente, a chance de ser escutado é bem maior. Até mesmo por aqueles que não querem ouvir algo tão importante. Se as forças locais ficarem de braços cruzados ou atuando apenas isoladamente, o hospital vai virar realidade lá por 2020 ou 2025, o que seria trágico”, disse Valdeci, que é o atual vice-presidente da CSMA.

Na Comissão de Saúde, ele afirmou também que o hospital “é fundamental para o Estado como um todo, devido a carência de leitos para média e alta complexidade”. Ainda lembrou que a todos os prazos dados pelo governo do Estado sobre o funcionamento do Regional não foram cumpridos. “Informaram que o hospital abriria em março desse ano. Não se confirmou. Agora já falam em abrir em 2018 e nem sabem quem vai ser o gestor.

O vice-governador José Paulo Cairoli esteve em Santa Maria, no final de maio, e garantiu que, até 15 de junho, seria concluído o plano operativo do Regional. Já se passaram duas semanas, mas nada ocorreu. Ou seja, há uma vazio completo de informações e de convicções sobre um assunto muito grave. Enquanto isso, o Hospital Universitário permanece superlotado e com o Pronto-Socorro impossibilitado de receber novos pacientes”, destacou Valdeci.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Hoje no Jornal da RBS deu até vontade de chorar vendo uma parte da Assembleia vergonhosamente teimosa, esclerosada, usando justificativas ridículas infantis para barrar mudanças, jogando o joguinho pequeno para manter privilégios de certas classes funcionais do serviço público, inclusive barrando o plebiscito, e com isso adiando mudanças prementes que colocariam o caixa do Estado em dia e os pagamentos dos salários em dia, finalmente.

    São uma gente doente. Se atrapalham as melhorias, por que são pagos? Para ficar cada vez pior? Se não querem as tais mudanças, tem a mesma responsabilidade de colocar alternativas que sejam eficientes para melhorar o caixa não só no curto prazo, mas o que fazem é nada, só impedem que as coisas melhorem. Outros só olham para os votos do ano que vem. Dá ânsia de vômito isso.

    Esse Estado já foi muito mais sério e responsável na classe política.

  2. O Estado brasileiro está falido. Os estados federativos estão todos falidos.

    Mas a cegueira ideológica e o medo de perder poder político fazendo força contra as reformas absolutamente necessárias, que deveriam enxugar e modernizar o Estado, são a tônica de cérebros que cheiram a naftalina. Merecemos muito mais do que está aí.

  3. Quando tinham de debater a infraestrutura de todos os serviços essenciais: educação, saúde e segurança, anos atrás, principalmente os que se dizem “heróis salvadores dos frascos e dos comprimidos”, o que fizeram? Priorizaram a farra. Construíram estádios maravilhosos de primeiro mundo e o parque olímpico, voando dinheiro para a cumpanheirada capitalista que retornou em farto caixa 2. Quebraram o país, muita gente se desempregou e precisou voltar ao SUS, sufocando mais o atendimento já precário, que nunca melhorou, nem com o Chapolin Colorado no poder.

  4. Segundo dados do próprio HUSM são 42 municípios atendidos, população superior a um milhão de habitantes. Por que os demagogos não debatem o estado da infraestrutura em saúde na região? Porque não dá holofote, não dá voto. Quando abrir o Regional vão descobrir que não era suficiente, era pouco. Não era a solução que estavam pregando, era um paliativo.

  5. Demagogia pura. Todo mundo sabe que com 100% SUS o hospital não se sustenta. Com 60% SUS o gestor teria que rebolar muito para manter o funcionamento.
    A história da Ebserh também é lenda. RS doa (sim, querem doar o Hospital Regional para a União) o prédio num dia e no outro dia pela manhã vão dizer que não tem dinheiro para mobiliar e nem previsão para fazer concurso para o pessoal. O problema do HUSM não é o Hospital Regional, o problema do HUSM é o SUS que está falido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo