Destaque

SEGURANÇA. Vereadores vão em busca do apoio de Schirmer para emplacar a lei de vigilância em bancos

Para os vereadores que formam a comissão especial, vigilância armada 24 horas nos bancos é uma garantia de mais segurança

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Equipe do Site

Os vereadores Jorge Trindade (Rede), o Jorjão; João Ricardo Vargas (PSDB); e Alexandre Vargas (PRB) estão empenhados em fazer o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) reconsiderar o primeiro veto realizado em seu governo. Os três parlamentares formam a comissão especial que trata da contratação de vigilância armada 24 horas em agências bancárias públicas, privadas e cooperativas de crédito em Santa Maria.

O projeto de lei 8419/2016, de autoria de Jorjão, havia sido aprovada na Casa em 28 de dezembro. Contudo, o prefeito vetou a proposta no início deste ano porque a Procuradoria Geral do Município (PGM) entendeu que a inciativa fere a Constituição. Em 21 de março, a Câmara aprovou o veto de Pozzobom.

Na tarde dessa quarta (21), a comissão se reuniu para tratar do tema e contou com a presença do presidente do Sindicato dos Vigilantes de Santa Maria, Luiz Airton Côrrea Lucas.

“Ainda vai acontecer uma tragédia devido a covardia de não aprovarem esta lei”, acentua Lucas.

Conforme Jorjão, que preside a comissão especial, a mesma proposta foi sancionada em outros 58 municípios. Porém, sofre em sua aplicabilidade devido, sobretudo, a ações na Justiça movidas pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

“Vamos até o secretário estadual de Segurança, Cezar Schirmer (PMDB), para que ele nos dê um documento indicando que é favorável ao projeto. Desta forma, esperamos sensibilizar o prefeito Pozzobom”, explica Jorjão.

Também existe a expectativa de que Schirmer proponha a criação de uma lei estadual que garanta vigilantes armados por 24 horas nos bancos. Enquanto isso, a proposta de lei municipal sofrerá pequenos ajustes antes de ser protocolada novamente na Câmara.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Não interessa a opinião de Xirmer (vai concordar, tira o dele da reta), lei estadual ou número de municípios com leis locais. Responsabilidade pela segurança é dos estados e não é privatizando que soluciona o problema.

  2. Só dando risada. Sindicato dos vigilantes quer criar mais empregos para a categoria. Deve haver brigadianos aposentados interessados na lei também. Quem já viu um carro forte entregando malote notou que o armamento mais pesado a vista é uma escopeta. Evita que alguém armado com um revólver ou uma faca assalte o veículo. Só que a bandidagem está armada de fuzil hoje em dia. Logo, colocar dois ou três vigilantes armados com .38 vai adiantar nada. Vai aumentar custos e não vai resolver o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo