CÂMARA. Guarda Municipal não leva, mas vai insistir na aprovação do Plano de Carreira, talvez para 2018
Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Equipe do Site
Dezenas de agentes da Guarda Municipal de Santa Maria foram ao plenário da Câmara de Vereadores na manhã dessa quinta-feira (11) para assistir a reunião da Comissão de Orçamento e Finanças. O objetivo era acompanhar a relatoria do Plano Plurianual (PPA), realizada pela vereadora Cida Brizola (PP), e tentar avançar na discussão do plano de carreira da categoria. Porém, a proposta não foi aprovada.
Duas emendas, dos vereadores Coronel Vargas (PSDB) e Jorge Trindade – Jorjão (Rede), tinham como propósito incluir o plano de carreira na Guarda Municipal no PPA. Todavia, ambas foram rejeitadas uma vez que é preciso uma previsão orçamentária para a demanda.
A situação não agradou os agentes, que reclamaram da postura do Executivo. No entendimento deles, a Prefeitura é quem deveria ter incluído o plano de carreira no PPA.
Para acalmar os ânimos, os vereadores presentes assinaram um documento no qual se comprometiam em levar a discussão até o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). O objetivo agora será inserir a proposta na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2018.
Conforme presidente da Associação da Guarda Municipal, Delmar Sisti, a categoria não vai desistir de seu objetivo.
“É um compromisso que firmamos com os vereadores para que o plano de carreira já venha do Executivo para a Câmara. Se não ocorrer, os parlamentares vão apresentar uma emenda”, relata Sisti.
A previsão é de que a LDO 2018 comece a ser discutido entre agosto e setembro deste ano. A Guarda Municipal promete novas mobilizações para acompanhar a demanda.
Comum no funcionalismo público. Plano de carreira do magistério estadual tem quatro níveis, só que a grande maioria está no último nível. Querem que o piso seja referente ao primeiro nível, daí o salário de todo mundo vai lá para cima. Existe um sem número de carreiras de “técnicos de nivel médio” por aí. De repente notam que a maioria tem curso superior. Brigam para mudar a carreira para “técnicos de nível superior”. Quando ocorre a promoção os que só tem nivel médio sobem junto “por isonomia”. Corporações estão mais interessados no próprio bolso do que no serviço público.
Antes de mais nada, a Guarda Municipal faz o que mesmo ???? Além de passear de carro pela cidade.