Destaque

CÂMARA. Vereadores vão a Arroio do Só e se dizem indignados e envergonhados com situação do distrito

Seis parlamentares marcaram presença. Mas o que chamou atenção foi a ausência dos secretários Rodrigo Menna Barreto e Almeida Rosa

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e fotos), enviado a Arroio do Só, da Equipe do Site

A Frente Parlamentar em Defesa da Manutenção e do Desenvolvimento do Interior, liderada pelo vereador João Kaus (PMDB), realizou sua primeira reunião externa na noite dessa quinta-feira (20). O encontro ocorreu no Salão Água Boa 2, no distrito de Arroio do Só, onde a comunidade local manifestou todo o seu descontentamento com o Executivo municipal. A situação das estradas é a principal queixa dos moradores.

Além de Kaus, a reunião contou com a presença dos vereadores Alemão do Gás (PSB), Alexandre Vargas (PRB), Daniel Diniz (PT), Manoel Badke – Maneco (DEM) e Vanderlei Araújo (PP). O superintendente regional da Corsan, José Epstein, e o secretário adjunto de Desenvolvimento Rural, Luiz Gonzaga Trindade, também participaram do encontro.

A reunião teve início com uma breve apresentação de cada autoridade presente e logo a comunidade teve espaço para se manifestar. A primeira reclamação ocorreu em razão de uma pedreira que existe na localidade e que não é usada pelo poder público.

“Por que a Prefeitura traz pedras a mais de 60 quilômetros daqui se temos uma pedreira no distrito?”, questionou o morador Roberto Santini.

Em seguida, a moradora Sidonia Santini fez um relato que deixou os vereadores atônitos.

“A estrada de São Sebastião tem quatro pontes em estado crítico. Em cada uma, nós mesmos colocamos tábuas para poder passar. Porém, a situação está tão ruim que a cada travessia eu me pergunto: será que devo passar com ou sem cinto de segurança? Porque se o carro cair, acho que vai ser mais fácil sair do veículo estando sem o cinto”, argumenta.

Sidonia também chamou atenção para as promessas de campanha dos candidatos a prefeito, no ano passado, os quais tinham solução para todos os problemas dos distritos. Porém, com quase sete meses do novo governo, a situação de Arroio do Só não melhorou.

Durante toda a reunião, não foram realizadas críticas ao prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). A principal queixa da comunidade é com o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto (DEM). Vários moradores destacaram uma polêmica entrevista que o democrata concedeu à Rádio Imembuí.

“Ele nos chamou de burros e ignorantes na rádio e agora nem aparece aqui para discutirmos os problemas do distrito”, declarou a moradora Osvaldina dos Santos Neto.

A falta de empenho dos funcionários da Prefeitura no conserto das estradas, a ausência de agentes de saúde na comunidade de Água Boa e a falta de roça na vegetação ao longo das estradas também estavam entre os apontamentos.

Moradores de Arroio do Só estão desacreditados com o poder público. Eles têm poucas esperanças de que a situação do distrito melhore

Após os relatos da comunidade, Gonzaga, único representante do Executivo presente, iniciou sua fala pedindo desculpas pela entrevista de Menna Barreto na Imembuí. Ele também explicou que muitas das reivindicações não fazem parte da alçada da Secretaria de Desenvolvimento Rural, mas sim da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, que tem como titular o Coronel Almeida Rosa.

“Precisamos que vocês nos ajudem a fiscalizar o interior, temos que cobrar e denunciar quando notamos que um serviço não está sendo feito como deveria”, solicitou Gonzaga.

Daniel Diniz, por sua vez, disse estar envergonhado com os relatos dos moradores e afirmou que irá denunciar Gonzaga para o prefeito, uma vez que o secretário adjunto relatou não haver fiscalização dos trabalhos realizados no distrito.

“Menna Barreto é um incompetente”, disse Diniz, no único momento da noite que rendeu aplausos da comunidade.

Maneco, líder do governo Pozzobom na Câmara, disse que Menna Barreto não o representa e nem sequer faz parte da cota do seu partido na Prefeitura. Porém, ele saiu em defesa de Almeida Rosa, explicando que o Executivo recebeu o Parque de Máquinas sucateado, o que prejudica o conserto das estradas.

“A culpa desta situação é do pior secretário de Obras que Santa Maria já teve em sua história, Tubias Calil”, salientou Maneco.

Alexandre Vargas demonstrou indignação com o descaso que o interior enfrenta. Ele relatou que mesmo sendo um morador da cidade e possuindo pouca ligação com os distritos, é obrigação dos vereadores estarem presentes e engajados com os problemas da população.

Vanderlei Araújo observou que a Prefeitura não está economizando com apenas três subprefeitos, mas aumentando as despesas. Segundo ele, não há como um subprefeito dar conta de atender vários distritos devido as grandes distâncias para percorrer.

Alemão do Gás também criticou a falta de mais subprefeitos. Além disso, ele denunciou que os responsáveis pelos distritos não possuem acesso a Jorge Pozzobom.

João Kaus finalizou o encontro explicando que todas as demandas serão repassadas para o Executivo na forma de ofícios. O peemedebista também deixou claro que a Frente Parlamentar voltará até Água Boa e irá dar um retorno para todas as demandas. Ele também criticou a ausência de Almeida Rosa e, sobretudo, de Menna Barreto.

“Nós vamos continuar com nossos encontros no interior, com ou sem secretário”, disse Kaus.

A próxima reunião será realizada em Santa Flora. A data deve ser marcada nas próximas semanas.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Quer dizer que na época do Xirmer, quando o número de subprefeituras era maior, a situação do distrito era melhor? Sempre um argumento para arrumar mais cabides. Quem sabe não se manda metade dos aspones do Casarão da Vale Machado embora, adia-se a conclusão do puxadinho-elefante-branco (os vereadores precisavam de mais espaço para fazerem nada) e utiliza-se os recursos para melhorar a situação dos distritos?
    O resto é chinelagem. Colocaram culpa em todos que não estavam lá e o resultado é um punhado de ofícios que receberão um carimbo “não tem dinheiro”. Qual a parte do “não-tem-dinheiro-para-tudo” não ficou clara?

  2. Ô seu Gonzaga. Aqui em Santa Maria, acho que está faltando empenho da prefeitura para resolver o problema dos buracos nas ruas. Diacapouco se transformam em crateras e daí serão necessárias pinguelas para poder transitar. Não é uma crítica ao “seu” Pozzobon-porque esse é muito bom e não merece críticas. Acho que ele nem gosta de críticas. Prefere um bom puxa-saquismo. Risos às suas frases prontas, enfim… A qual incompetente temos que nos dirigir?. Sei, não deve ser àquela turma da vale machado. Fazer o que “seu” Gonzaga-nessa calamidade? Já sei. Não é calamidade, afinal a fila da saúde é zero…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo