O PL cresce com diálogo e foco nas pessoas – por Luís Henrique Kittel
“No último sábado, Agudo sonhou - e mostrou que está pronto para mais”

Há momentos em que a história parece nos observar em silêncio, enquanto, com passos decididos, escrevemos novas páginas de futuro. Assim foi o último sábado (26) em Agudo. Não apenas pela movimentação, pelas autoridades presentes ou pelo número expressivo de participantes. Mas, sobretudo, pela simbologia: o Partido Liberal (PL) demonstrou que está vivo – e pulsa com força no coração do Rio Grande do Sul.
A política, quando feita com propósito, lembra as grandes travessias da história. Como aqueles que, há séculos, desbravavam novos lugares para fundar cidades e plantar ideias. Em Agudo e na nossa região, que é berço de tantas tradições, vivemos um destes momentos: um encontro que uniu lideranças de todo o Estado – da fronteira à região metropolitana, da região celeiro à região sul -, movidas por um ideal comum: fortalecer uma visão liberal de desenvolvimento, liberdade e responsabilidade com as pessoas.
Tenho convicção que o Encontro Regional do PL vai além de um evento político. Foi um manifesto da sociedade que quer mais que discursos; quer presença, construção de base, envolvimento com a vida real das pessoas. Um partido que só aparece em tempos eleitorais está fadado a desaparecer nos silêncios entre urnas. E o PL tem feito o caminho inverso: cresce de dentro para fora, com consistência, trabalho e organização.
É importante ressaltar que o evento reuniu mais de 400 pessoas em Agudo, sendo parte delas filiadas ao PL local, mas, principalmente, lideranças da região. Presidentes municipais, vereadores, integrantes de comissões provisórias – todos reunidos para discutir ideias e fortalecer o diálogo político. O número expressivo de participantes evidenciou a força do PL de Agudo, mas, acima de tudo, revelou o quanto o partido vem se organizando de maneira sólida e estratégica na região central do Estado.
E não é todo dia que se faz um encontro político com oito deputados presentes. Inclusive, mesmo em grandes cidades, muitas vezes se tem dificuldade de reunir esse número de parlamentares em um mesmo espaço. Tivemos a honra de receber três deputados estaduais e cinco deputados federais, entre eles o presidente estadual do partido, Giovani Cherini, o pré-candidato ao Governo do Estado, tenente-coronel Luciano Zucco, e o pré-candidato ao Senado, Sanderson.
E uma frase que me marcou, dita pelo deputado Sanderson, resume bem a relevância do encontro. “Depois desse evento consolidado pelo Partido Liberal, o município de Agudo virou gigante – e a região central do Estado tem grande potencial político e de representação pelo PL 22.”
A nova geração do nosso partido se articula, propõe e renova. E no evento não faltaram exemplos disso. Novas filiações, integração entre núcleos jovens, lideranças femininas, figuras com trajetórias sólidas e também novos nomes que começam a trilhar seu caminho com coragem.
O Partido Liberal, dentro dos seus princípios e diretrizes, vem construindo uma caminhada organizada e sólida por todas as regiões do Rio Grande do Sul. O propósito é claro: estar muito bem representado nas eleições de 2026 – em âmbito estadual e nacional – e contribuir para endireitar – no sentido de alinhar com os valores da liberdade, da responsabilidade e da eficiência – tanto o Rio Grande do Sul quanto o Brasil.
A história ensina que as grandes mudanças muitas vezes nascem em lugares que sabem sonhar grande. No último sábado, Agudo sonhou – e mostrou que está pronto para mais. Que este encontro seja lembrado como um marco: o dia em que reafirmamos que a boa política ainda tem lugar. E que o PL está pronto para ser instrumento dessa transformação – na região central e além.
(*) Luís Henrique Kittel, 40 anos, é jornalista formado pela então Unifra, atual UFN). É prefeito reeleito do município de Agudo (o único do PL na região), foi vice-presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia e atualmente é vice-presidente da Associação dos Municípios da Região Central (AM Centro). Ele escreve no site às quintas-feiras.





ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.