CulturaPrefeituraSanta Maria

CULTURA. Mais de mil trabalhos inscritos, oriundos de 24 estados, na disputa do Concurso ‘Felippe D’Oliveira’

Os jurados, que já receberam os trabalhos, devem divulgar os trabalhos selecionados em 31 de julho. A premiação acontece em agosto

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Nos próximos trinta dias, a comissão julgadora do Concurso Literário Felippe D’Oliveira terá muito trabalho. O motivo: foram mais de mil textos inscritos na 40ª edição do certame, promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Dez jurados têm até 31 de julho para analisar, de forma técnica e criteriosa, 377 contos, 401 poesias e 269 crônicas.

A entrega dos trabalhos à Comissão Julgadora foi realizada na manhã desta quinta-feira (29), na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide. A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, entregou ao grupo o total de 1.047 textos, enviados de 24 estados do Brasil. O concurso também recebeu inscrições de brasileiros que residem no Japão e na França. Em 2016 foram 933 textos, enviados de 19 estados.

“Pelo regulamento, definimos sempre três jurados para cada modalidade. No entanto, devido ao grande número de textos inscritos nesta edição, precisamos do reforço de mais um integrante. A abrangência foi massiva no país. Apenas Acre, Rondônia e Roraima não enviaram trabalhos”, explicou a coordenadora do concurso, Rosângela Rechia.

Rosângela comentou ainda que, no total, 1.088 trabalhos foram enviados pelos participantes. No entanto, a seleção já inicia no momento em que os envelopes chegam à Biblioteca Pública. Caso não preencham requisitos básicos como identificação do autor e número de cópias exigidas no regulamento ou a data de envio seja posterior ao prazo fixado, as candidaturas são indeferidas.

A Comissão Julgadora é formada por profissionais experientes das áreas de Letras e da Educação, alguns deles já premiados em edições anteriores do Felippe D’Oliveira e muitos integram a Casa do Poeta de Santa Maria (Caposm) e a Academia Santa-mariense de Letras. Para garantir a integridade do processo, os textos entregues aos jurados não tem identificação nominal e neles consta somente o pseudônimo do seu autor.

“Vale destacar que a participação dos nossos jurados é totalmente voluntária e gratuita, por isso, precisamos agradecer a cada um deles. É um trabalho que exige concentração e comprometimento, atitudes que conferem credibilidade ao concurso, característica conquistada devido à organização e seriedade com que todas as etapas são conduzidas”, afirmou Marta Zanella.

A partir de agora, cada integrante da Comissão Julgadora analisa os trabalhos de forma individual e volta a se reunir antes do dia 31 de julho, para fazer a seleção dos vencedores de cada categoria. A divulgação dos resultados acontece em 03 de agosto e a premiação será no dia 23 do mesmo mês, em solenidade realizada na Câmara de Vereadores de Santa Maria.

Comissão Julgadora:
Categoria Poesia: Denise Reis, Aristilda Rechia e Letícia Raimundi Ferreira.
Categoria Crônica: Máximo Trevisan, Carlos Alberto Belinaso e Elizolet Kolpistein.
Categoria Conto: Valdo Barcelos, Antonio Candido de Azambuja Ribeiro, Moisés Silveira de Menezes e Flavi Lisboa…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo