Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de Reprodução), da Equipe do Site
Junho reservou três grandes pleitos em Santa Maria: a corrida pelo Diretório Central (DCE) da UFSM no início do mês e as eleições para a reitoria da UFSM e para o 2º Núcleo do CPERS/Sindicato, realizados semana passada. As três chapas vencedores têm uma coisa em comum: todas mobilizaram mais eleitores no Facebook que suas concorrentes.
No caso da eleição do DCE, por exemplo, no dia 8 de junho, quando foi realizada a votação em Frederico Westphalen, a Chapa 1 – Representa, possuía 1.795 curtidas em sua fanpage, enquanto que a Chapa 3 – Libertas, tinha 1.435 curtidas e a Chapa 2 – Lado a Lado, 1.133.
O resultado do pleito foi o mesmo do Facebook: a chapa de oposição Representa foi eleita com 2.134 votos. Libertas, de situação, recebeu 1.566 e Lado a Lado, 1.201.
Na manhã de terça (27), primeiro dia de votação para a Reitoria, a Chapa 1 – Pra Mudar Ainda Mais, possuía 2.866 curtidas contra 2.073 da Chapa 2 – Juntos por um Novo Amanhã. A Chapa 3 – Coragem para Mudar pela Base, tinha 1.534 curtidas.
Nas urnas, o mesmo resultado se repetiu, com Paulo Burmann, da Chapa 1, sendo reeleito com 5.817 votos. A Chapa 2, de Dalvan Reinert, recebeu 4.015 votos, e a Chapa 3, de Helenise Antunes, registrou 1.977 votos.
Por fim, na eleição pelo 2º Núcleo do CPERS, a Chapa 2 – CPERS Unido e Forte possuía 326 curtidas na manhã de terça (27), primeiro de votação, contra 231 curtidas da Chapa 1 – Muda CPERS.
No pleito, a Chapa 2, de Rafael Torres, que representa a situação, foi vencedora com 1.107 votos. A Chapa 1, encabeçada por Nehita Peres, da oposição, recebeu 691 votos.
É preciso levar em consideração que qualquer usuário do Facebook pode curtir as fanpages. Além disso, um eleitor pode curtir mais de uma página. Todavia, a pesquisa do site comprova que, conseguir mais curtidas que o concorrente na rede social é um forte indicador de vitória.
Quem é movido por paixões, mesmo que elas enterrem todo mundo, sempre vai aparecer mais.
Essa gente esquisita é “fogosa”. Pena que a capacidade de perceber a realidade não existe, é só “luta” que nos afunda, as evidências estão aí. Não melhoraram em nada o país, a educação, muito pelo contrário, muito menos o salário deles mesmos.