PARTIDOS. Grandões se encaminham para decisões importantes. PMDB e PDT renovam direções. Já o PP…

PARTIDOS. Grandões se encaminham para decisões importantes. PMDB e PDT renovam direções. Já o PP... - trio-da-madrugada

Magali em campanha ano passado, Bisogno idem: possíveis presidentes de seus partidos. Araújo, já vereador, quer ser deputado

Nessas duas semanas finais de julho, PMDB e PDT se articulam para formar chapas, na medida do possível, consensuais, tanto para os Diretórios Municipais quanto para as Executivas. E, nesse último colegiado, que conduz o dia-a-dia das agremiações, o nome do presidente é o que gera a maior quantidade de especulações.

De outra parte, o PP, consorciado com os tucanos no controle do Executivo, se encaminha para definir se, afinal, terá mesmo candidato a Assembleia, já que, salvo mudança de posição hoje não perceptível, não apresentará concorrente à Câmara dos Deputados. A seguir, um pequeno resumo do que acontece em cada agremiação.

SÓ NOS BASTIDORES – o peemedebismo santa-mariense vive situação sui-generes nos últimos oito anos. Afinal, seu ainda maior nome, Cezar Schirmer, não está na cidade, eis que cumpre atribuições em Porto Alegre, na secretaria de Segurança. Antes desse período, quando era deputado, acontecia a mesma coisa. Mas isso, claro, não significa que ele terá papel secundário nas discussões.

Então, o que se tem é a falta de reuniões oficiais. Somente nos bastidores. Encontros de graúdos (ou pretendentes a tal) aqui e ali, trololós com vereadores e outras lideranças. Tudo para tentar montar uma chapa para o Diretório e outra à Executiva, a ser apresentadas na convenção de agosto. Quem vai presidir o PMDB, no lugar de Cezar Gehm, que está fora da disputa? Se fosse hoje, poucos duvidam: Magali Marques da Rocha comanda a agremiação. Mas isso se fosse hoje.

CALMARIA? – contrariando o que tem sido a regra nos últimos 20 anos, ou até cumprindo a regra, vive-se raro momento de tranquilidade no PDT de Santa Maria. Depois, claro, de grandes turbulências pós-eleição 2016, com um cisma que parecia irremediavelmente insanável. Agora, as duas alas em que se divide a agremiação se encaminham para um acordo.

É por isso que, inclusive, que quase dá para emplacar que o presidente continuará a ser o ex-vereador Marcelo Bisogno, com Vera Lucena de secretária geral e dois vice-presidentes, um deles Selvino Cogo e o outro Rogério Ferraz. É a tendência, para a convenção marcada para agosto. A prudência, porém, em se tratando de PDT santa-mariense, recomenda cautela. E esperar os próximos dias, para ver se o que se diz será mesmo realidade.

CANDIDATO(S) DO PP – no final de semana, o editor sustentou, em sua coluna no jornal Diário de Santa Maria, que os pepistas acabarão por não ter candidato sequer à Assembleia Legislativa, em 2016, diferente do que suas lideranças estavam propugnando.

No início da noite deste domingo, contato por uatizápi do vice-presidente Mauro Bakoff  contesta a opinião do analista. Sobre isso, claro, será no DSM que você terá mais informações, já na edição desta terça. Aqui, porém, antecipamos: segundo Bakoff, houve decisão unânime em torno de uma candidatura a deputado estadual e Vanderlei Araújo colocou-se à disposição. É, por hora, o único nome que se coloca como pré-candidato. E para federal, sim, se alguém se apresentar, e tem nova reunião em 11 de agosto, a questão será analisada. Bueno…

OBSERVAÇÃO: as fotos que geraram a imagem montada para ilustrar essa página são reproduções dos perfis no Feicebuqui, dos três retratados



2 comentários

  1. Rose

    Tem individuos que só por terem dinheiro acham que podem ser candidatos usando a legenda partidaria sem compromisso nenhum com a ideologia do partido e seus integrantes, isso me lembra o senador que ERA da PDT. E mais acima falando em renovação, Marcelo bisonho não renova NADA na minha humilde avaliação.

  2. Otávio Scherer

    Magali é a velha política, o PMDB de Santa Maria precisa de sangue novo, é o momento. A reestruturação do partido passa por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *