EducaçãoUFSM

UFSM. Sindicato docente critica atraso na eleição de integrantes dos Conselhos Superiores da Instituição

Assembleia docente em 12 de maio debateu as eleições. Decisão de adiamento foi tomada pelo reitor com a anuência dos conselheiros

Por FRITZ R. NUNES (com foto do Arquivo Mulitiweb), da Assessoria de Imprensa da Sedufsm

O reitor da UFSM, Paulo Burmann, informou nas manhãs desta quinta, 6, e sexta, 7 – nas reuniões do Consu e do CEPE –, que ainda no mês de julho será encaminhado edital de convocação de eleições aos conselhos superiores da instituição (Conselho Universitário; Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; Conselho de Curadores). E a escolha desses conselheiros, propriamente dita, deve ocorrer em meados de agosto. Contudo, o anúncio da convocação do processo eleitoral acontece ao menos seis meses após ter expirado o mandato dos atuais conselheiros, eleitos em 18 de novembro de 2014, com a homologação em 1º de dezembro de 2014, para cumprirem um mandato de dois anos. O atraso na convocação de eleições é criticado pela Sedufsm, tendo por base parecer da assessoria jurídica sobre o tema, e deliberação de assembleia do dia 12 de maio, na qual a categoria cobrou o fato de os atuais mandatos dos conselheiros terem sido prorrogados à revelia.

No dia 22 de dezembro de 2016, a Sedufsm publicou a notícia do adiamento do processo de escolha dos membros dos conselhos superiores. O anúncio, que na prática significou a concessão de um mandato “pro tempore” aos conselheiros, foi informado pelo reitor nas reuniões do Consun e do CEPE, dias 15 e 16 de dezembro, respectivamente. Uma das justificativas apresentadas era de que, a deflagração do processo eleitoral não teria tido tempo hábil de ocorrer entre novembro e dezembro devido à conjuntura de ocupações estudantis e greves dos segmentos.

A lógica poderia indicar que a escolha de novos conselheiros ficaria para o início do semestre letivo, em março de 2017. Todavia, nas reuniões dos conselhos já citadas acima, o reitor propôs que, devido à deflagração do processo de consulta para reitor no primeiro semestre deste ano, o ideal seria adiar a eleição dos conselhos para depois do pleito à reitoria. A sugestão foi acatada sem contestação por parte dos conselheiros…

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Afinal, a universidade existe para o quê, mesmo?

    Como perdem tempo e adoram uma burocracia.

    Está mais do que hora de a universidade ter uma gestão profissional e professores exclusivamente nas salas de aula e nas pesquisas, são pagos para isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo