Destaque

CPI. Vereadores vistoriam Parque de Máquinas e descobrem que até motor de motoniveladora sumiu

Mortari e Diniz apontam e questionam: onde está o motor desta motoniveladora? Equipamento de origem chinesa sequer foi emplacado

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e fotos), da Equipe do Site

A CPI do Parque de Máquinas reuniu-se na tarde desta quarta-feira (2) na Secretaria de Infraestrutura e Serviços, onde os parlamentares verificaram a situação atual dos equipamentos. Os vereadores comprovaram o esforço dos servidores em recuperar o maquinário, mas também se surpreenderam com a ausência de peças.

Participaram da visita os três membros da CPI, Juliano Soares – Juba (PSDB), presidente; Vanderlei Araújo (PP), vice; e Marion Mortari (PSD), relator; além dos petistas Daniel Diniz e Luciano Guerra. O assessor superior de Relações Legislativas Paulo Airton Denardin (PP) também esteve presente.

O encontro teve início com uma reunião, no qual o secretário de Infraestrutura, Paulo Almeida Rosa, e o adjunto, Eduardo Crisóstomo, responderam questionamentos dos parlamentares. Eles falaram sobre o que constataram quando assumiram a pasta e como estão realizando o conserto.

Secretaria solicitou à Procuradoria sindicância quando constatou que esta retroescavadeira foi montada com peças de outras máquinas

“No início do ano, tínhamos entre 30% e 35% do maquinário em condições. Hoje, temos 75% disponível. Aquela situação que encontramos era muito ruim, mas agora temos um quadro mais confortável”, explica Almeida Rosa.

No início do ano, foi realizado um levantamento patrimonial de toda a secretaria. O estudo constatou, entre outras coisas, que duas retroescavadeiras (com cerca de cinco anos de uso) estavam montadas com peças de outras máquinas. Ambas estão inoperantes. Segundo o secretário, uma sindicância específica para apurar os fatos foi solicitada para a Procuradoria.

Porém, o que mais chamou a atenção dos vereadores durante a vistoria do maquinário foi o caso de uma motoniveladora de origem chinesa. O veículo está sem o motor e não possui emplacamento.

“Se a CPI conseguir apenas descobrir onde está este motor, já terá feito um grande trabalho”, comentou Daniel Diniz.

Os vereadores também encontraram um trator de esteira parado por falta de peças. Segundo o relator da CPI, Marion Mortari, o sentimento é de tristeza ao constatar o maquinário inoperante.

“Temos máquinas seminovas sucateadas de forma irresponsável. Levam motor e várias peças e não sabemos o porquê desta situação. Precisamos investigar, pois isso é um descaso com o dinheiro do contribuinte”, afirma Marion.

Para o vereador Juba, presidente da CPI, a vistoria no maquinário foi esclarecedora por constatar o sucateamento de algumas máquinas que poderiam estar na ativa.

Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito do Parque de Máquinas, Juliano Soares (ao centro), considerou a vistoria esclarecedora

“Percebemos o empenho do Almeida Rosa e sua equipe em restaurar a frota toda. Mas algumas questões são mesmo preocupantes, como é o caso daquela motoniveladora que não tem o motor e ninguém sabe dizer o motivo”, ressaltou.

Juba enviou para os parlamentares cópia dos documentos encaminhados pela sindicância que está em andamento na Corregedoria Geral do Município (desde dezembro a Prefeitura também investiga o sucateamento do Parque de Máquinas). Após análise dos apontamentos, será montado um cronograma dos próximos passos da CPI.

Em breve, Juba também irá marcar uma reunião com os membros da Comissão Especial de Acompanhamento do Processo Licitatório de Leilão de Bens Inservíveis: Daniel Diniz, presidente; Manoel Badke – Maneco (DEM), vice; e João Chaves (PSDB), relator.

Ano passado, a investigação do trio apontou indícios de irregularidade no que se refere a contratação de prestadores de serviços para a manutenção das máquinas na Secretaria de Infraestrutura. Todavia, conforme o site divulgou na quarta (2), o relatório da comissão levou quase um ano para chegar até a Corregedoria da Prefeitura. Clique AQUI para saber mais.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Engraçado que apenas agora esse problema tenha vindo a tona.
    Politica suja e sorrateira de alguns que fizeram parte ou foram governo mas não assumem sua parcela de culpa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo