CampoEconomiaNegócios

EVENTO. Confirmado: após quase cinco décadas, cidade não terá a Exposição Feira Agropecuária

Na última edição na UFSM, em 2015, a Expofeira movimentou mais de R$ 7 milhões. O evento já foi considerado o segundo maior no RS

Por FABRÍCIO MINUSSI (com foto de divulgação/arquivo), no site da Rádio Medianeira

Pela primeira vez em quase 50 anos de existência, Santa Maria ficará sem a sua Exposição Feira Agropecuária, a Expofeira. A confirmação foi dada para o Jornal regional Águas da Serra e Rádio Medianeira, pelo presidente da Associação Rural, Rodrigo Ribas.

Segundo ele, a falta de um local adequado, com a infraestrutura necessária para receber os animais, leilões e público, fez com que a entidade optasse por não realizado evento em 2017. No ano passado a Expofeira foi realizada em formato especial, durante a Multifeira de Santa Maria (Feisma), no Centro Desportivo Municipal (CDM).

Por quase meia década a Expofeira foi realizada no Parque de Exposições Francisco Viterbo Borges, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Acontece que após a Expofeira de 2015 a Reitoria da UFSM reivindicou a área para expandir as atividades acadêmicas, sendo que o contrato de uso do espaço público estava vencido há quatro anos. À época, o reitor Paulo Burmann disse que o Parque de Exposições seria utilizado para o projeto de expansão do Parque Tecnológico, a chamada Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec).

Segundo Ribas havia uma expectativa quanto ao processo eleitoral da UFSM, tendo em vista o compromisso assumido pelo candidato Dalvan Reinert, de que o Centro de Eventos seria liberado para a realização da Expofeira, caso eleito fosse para a Reitoria da universidade.

“Isso acabou não se confirmando e não nos restou outra alternativa, senão cancelar a realização da Expofeira de 2017”, explicou Ribas. Segundo o presidente da Associação Rural, a entidade está se organizado para retomar o evento em 2018, quem sabe, com um local próprio.

“Estamos com um projeto de construção de um local próprio para a realização da Expofeira e outros eventos relacionados ao agronegócio. Mas isso demanda tempo e parcerias”, disse Ribas.

Em 2016, com a perspectiva de que parte de uma área da Fepagro, no Distrito de Boca do Monte, fosse devolvida à Prefeitura, a Associação Rural tinha uma expectativa de poder investir nesse local, com a construção de um Centro de Eventos e Pesquisas voltado à produção agropecuária. Mas esta foi outra situação que também acabou não se confirmando.

Segundo o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Rodrigo Décimo, foi feito o convite para que a Expofeira fosse, novamente, realizada, na Multifeira de 2017. Mas a associação acabou declinando.

“Nós agradecemos à Cacism e seus diretores pelo novo convite, mas entendemos que a Expofeira possui uma característica construída ao longo das últimas décadas, com seus remates, exposições, incentivando a produção local e regional, constituindo-se num grande evento que faz girar agronegócio”, disse Ribas.

Na última edição realizada no Centro de Eventos da UFSM, em 2015, a Expofeira movimentou mais de R$ 7 milhões. A Exposição Feira Agropecuária de Santa Maria já foi considerado o segundo maior evento do gênero no RS, ficando atrás, apenas, da Expointer, em Esteio.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E TAMBÉM ACESSAR ÁUDIO, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Para quem não lembra, Dilma é originária do PDT. “Vamos trancar a Acampamento no horário de pico três dias para shows de inauguração”, se não foi PDT passou perto. Expandir atividades acadêmicas (não se sabe com que orçamento, nem em qual prazo). Ruralistas “estão ganhando demais”.
    De onde menos se espera, daí é que não sai nada mesmo. Vide a UFSM. Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe. Vide a Reitoria. Bom lembrar do Dr. Mariano.
    Washington Luís dizia que governar é construir estradas. Tem gente que acha que é construir prédios. Tudo “no seu tempo”.

  2. Sou Médico Veterinário formado pela UFSM em 1983. Trabalhei em mais de 25 edições da Expofeira de Santa Maria, através da Associação Brasileira de Criadores de Charolês e do Núcleo Centro de Criadores da raça. É com pesar que vejo nosso evento terminar por falta de visão da Administração Superior da UFSM. O Centro de Ciências Rurais tinha no evento chance dos alunos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia fazerem estágios junto à admissão, julgamentos e provas, que os colocavam em contato com Serviço Veterinário Oficial, as Associações e Núcleos de Criadores, Jurados Nacionais e Estrangeiros, experiências únicas para um aluno, sem sair da cidade. Tudo isso foi perdido para um centro de estudos que poderia ser construído em qualquer lugar da UFSM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo