ArteCâmara de VereadoresCulturaEducaçãoMemóriaPartidosPolíticaPrefeituraSanta MariaTrabalhoTransporteUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Campanha no Sinprosm, PDT e PSB, luto no transporte coletivo, Edmundo Cardoso…

Fabiano Pereira (C) teve liderança incontestável no PSB confirmada na convenção municipal da sabatina (foto Saul Teixeira/Divulgação)

* Se a última semana, na política-partidária santa-mariense foi “do PSB” e sua convenção – que confirmou a liderança de Fabiano Pereira, pré-candidato a deputado (provavelmente estadual), a que está começando tende a ser do PDT

* Aliás, diferente dos socialistas, que acabaram tendo apenas atrações locais, os pedetistas devem trazer à cidade, na convenção marcada para sábado, 12, seu pré-candidato ao Palácio Piratini,

* Jairo Jorge e um punhado de deputados (todos forasteiros em busca de votos locais), avalistas do acordo que impede a disputa, depois da chapa unitária articulada para agregar os pelo menos dois grupos internos do PDT da comuna.

* Começa oficialmente nesta segunda-feira, e vai até 8 de setembro, a campanha para a eleição da nova direção do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm).

* Aposta-se, até por conta das primeiras escaramuças via redes sociais, em periodo bastante agitado entre os docentes da rede municipal. Duas chapas, Mosaico (oposição) e Renovação e Luta (situação), disputam o pleito marcado para 11 a 13 de setembro.

* Para seguir na área educacional, está confirmada para o dia 15 a volta do Congresso Estatuinte da UFSM, paralisado desde maio, por conta, é a versão oficial, eleição para reitor.

* De todo modo, o processo estava claramente se desmilinguindo, pela falta de quorum que impedia a realização de reuniões. Não por acaso, um dos pontos da pauta do encontro do dia 15 é exatamente a decisão para reduzir o número mínimo de presentes às reuniões para deliberações.

* A Comissão de Educação, Cultura e Lazer, da Câmara, promove nesta segunda, a partir das 2 da tarde, audiência pública sobre a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte.

* Há quem diga que o evento possa “pegar fogo”, por conta das reclamações eistentes sobretudo em relação a projetos para captação de recursos via renúncia fiscal, através do Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte (Proesp).

* De outra parte, algumas orelhas do poder municipal podem esquentar. E será também à tarde, a partir das 2 e meia, quando estará em Boca do Monte outro colegiado da Câmara.

* Na subprefeitura,  a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais promove reunião para ouvir os problemas enfrentados pela comunidade. Aparentemente, a questão rodoviária (estradas e transporte) é a prioritária.

* O setor de transporte coletivo do Rio Grande do Sul está de luto. Morreu no sábado o empresário Ilso Pedro Menta, um dos maiores líderes do área.

* Menta foi presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do RS (Fetergs) e também do Sindicato das Empresas no RS, além de ter integrado a direção da Associação Nacional dos Transportadores Urbanos (NTU).

* A perda do dirigente empresarial, um dos fundadores da Viação Canoense (Vicasa) também foi muito sentida por seus pares, por conta do protagonismo exercido em grandes avanços do setor.

* Até por conta disso, recebeu, como informou ao editor o empresário Fernando Maffini, presidente da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) de Santa Maria, várias condecorações e reconhecimento por parte da NTU.

* Ilson Pedro Menta foi sepultado na tarde passada, no Cemiterio São Vicente, em Canoas, com a presença, também, de representação santa-mariense do setor.

* A Câmara de Vereadores está sediando, até o dia 22, na sala Eduardo Trevisan, a exposição “Edmundo Cardoso: Imagens e Lembranças”, que aborda um pouco da história de Edmundo e sua relação com os espaços públicos de Santa Maria.

* A mostra (foto Mateus Azevedo/AICV), que pode ser visitada entre 8 da manhã e meio dia e de 1 e meia às 5 e meia da tarde, é organizada pela Casa de Memória que leva o nome do homenageado.

* “O objetivo da exposição é homenagear o Edmundo, pelo centenário dele, e também mostrar aquilo que a casa de memória guarda”, declara a responsável pela Casa de Memória Edmundo Cardoso, Therezinha de Jesus Pires Santos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo