Câmara de Vereadores

CÂMARA. CPI do Parque de Máquinas convocará cerca de 20 pessoas para oitivas, a partir do dia 27

Comissão voltou a se reunir na tarde dessa quinta. Investigação ficou suspensa por três semanas. Foto Maiquel Rosauro

Por Maiquel Rosauro

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o sucateamento do Parque de Máquinas da Prefeitura retomou as atividades na tarde dessa quarta-feira (13). A partir de agora, os trabalhos serão acelerados. As primeiras oitivas serão realizadas em 27 de setembro, no Plenarinho da Casa.

A investigação havia sido suspensa em 23 de agosto devido a ausência de documentação solicitada à Prefeitura e ao Ministério Público e, principalmente, pela indefinição a respeito da contratação de um perito mecânico para analisar o maquinário.

No encontro de ontem, os vereadores Juliano Soares – Juba (PSDB), Marion Mortari (PSD) e Vanderlei Araujo (PP) determinaram as pessoas que serão chamadas para interrogatório. São cerca de 20 nomes, todos com alguma ligação com a Secretaria de Infraestrutura, como servidores e proprietários das empresas responsáveis pela manutenção das máquinas. A maioria já foi ouvida na sindicância movida pelo Executivo, que também investiga a situação do maquinário.

Na primeira oitiva, três pessoas serão chamadas. Para adiantar o processo, os interrogatórios devem ocorrer às quartas e sextas-feiras, sempre no Plenarinho. Por motivo de segurança, a TV Câmara irá gravar os depoimentos. Porém, os vídeos não serão divulgados ao público.

Os nomes que serão chamados foram definidos a partir da análise de documentos encaminhados pelo Executivo, como a cópia do edital em que seriam leiloadas duas máquinas chinesas; cópia dos contratos com empresas terceirizadas na modalidade de horas-máquinas trabalhadas referentes aos anos de 2015 e 2016, ordens de serviço e pagamentos realizados e cópias dos processos de aquisição das máquinas e equipamentos a partir de 2000 com o financiamento do Banco Mundial.

A CPI também avançou na questão do perito mecânico. Embora não haja uma posição oficial, está combinado que um profissional do Exército irá fazer a inspeção. Para isso, bastaria combinar com o Executivo o dia e horário da análise. Na sexta (15), integrantes da comissão voltarão ao Parque de Máquinas para fotografar os chassis dos equipamentos que serão analisadas pelo perito.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo