Destaque

CESMA. Cooperativa anuncia decisão histórica

Agora não é mais preciso ser sócio para adquirir produtos na Cesma. Foto Maiquel Rosauro / Arquivo

Por Maiquel Rosauro

Após 39 anos de atuação, a Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) tomou uma decisão histórica na manhã de sábado (2). A partir de agora, a entidade também passa a oferecer seus produtos a qualquer pessoa. Ou seja, não é mais preciso ser sócio para adquirir livros ou material de papelaria.

A Cesma ficou conhecida ao longo dos anos por oferecer livros com descontos para seus sócios. Porém, sempre pesou contra o fato de ser necessário realizar uma associação prévia para poder usufruir dos benefícios, além de ter que pagar uma taxa de adesão (hoje no valor de R$ 100).

No passado, o processo era bem burocrático, pois havia dia e horário específico para ir até a sede (Rua Professor Braga, 55) se associar. Hoje, o trâmite é feito online.

A decisão tomada neste sábado pelo conselho da Cesma não chega a surpreender. Conforme o site havia antecipado em junho, esta era uma das metas do novo presidente, o bancário Athos Miralha da Cunha. Porém, mesmo com a novidade, a Cesma ainda deve manter a política de associação.

“O sócio terá maior número de parcelas no crédito e poderá fazer encomendas. O não associado só compra à vista, no máximo, uma mais uma no cartão”, explica Cunha.

Abaixo, confira comunicado do presidente da cooperativa.

Decisão histórica na Cesma

Após um período de discussão e amadurecimento dessa nova atitude perante a sociedade – cooperativa e cultural – de Santa Maria o conselho da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria – Cesma – reunido nessa manhã [02.09.2017] decidiu abrir o fornecimento aos não associados.

Nessas quatro décadas sempre exercemos os ideais cooperativistas, fomentamos a cultura e praticamos o preço justo. Evoluímos de uma salinha no curso de Agronomia para um prédio de quatro andares no centro da cidade. Saudamos nossos precursores e queremos ser saudados pelos cooperativistas do futuro. Por isso, hoje damos um passinho nesse sentido.

A Cesma fará quarenta anos em junho de 2018 e com mais de 40 mil associados toma uma decisão importante – um marco na história da cooperativa – que avança estendendo todo esse acúmulo cultural e cooperativista a toda comunidade de Santa Maria e porque não dizer a todos que, de uma forma ou de outra, praticam a cooperação.

O mundo mudou, a economia mudou e nós mudamos para seguir na luta pelo cooperativismo.

Com essa decisão não renegamos o nosso passado e, sim, flertamos com o futuro e com novos desafios para a cooperação e a cultura.

Athos Ronaldo Miralha da Cunha

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Como tudo, pode dar certo, pode dar errado ou pode dar em nada. Detalhe: a referida figura é (ou era) funcionário da Caixa. A questão é o desconto que os associados têm e que aparentemente os não-sócios terão também. Qual a vantagem de ser sócio? Encomendar livros e algum crédito a mais? Ter que “inteirar” a conta se a cooperativa quebrar?
    Alás, é de preocupar. Como está a saúde financeira da instituição?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo