Por Maiquel Rosauro
A Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas) divulgou um vídeo, produzido pela TV Unifra, no qual expõe os problemas que a Casa de Saúde enfrenta. O hospital, que atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sofre com a falta de repasses do governo do Estado e prepara-se para fechar alguns setores.
Conforme diretora da Sefas e da Casa de Saúde, Ubaldina Souza e Silva, a instituição tem R$ 3 milhões para receber e os médicos estão indo para o quarto mês seguido de salários atrasados.
“As forças vivas da cidade têm que se mobilizarem para que se faça alguma coisa e para que se tenha os recursos devidos ao hospital. São recursos de serviços já prestados. Eu penso que o governo do Estado e Municipal deveriam tomar algumas providências, além da sociedade e da Câmara de Vereadores. É preciso se unir, este é o momento. A situação é muito grave e, realmente, vão se encerrar alguns serviços, não tem como manter”, explica Ubaldina.
A Casa de Saúde atende mais de 32 municípios de toda a região em diversas especialidades. Apenas a maternidade faz 100 partos mensais. Além disso, o ambulatório de traumatologia realiza de 40 a 50 atendimentos por dia, com médico presente 24 horas.
“Se a Casa de Saúde deixar de funcionar teremos, no mínimo, 400 internações que deixarão de ser atendidas e mais de 200 de cirurgias mensais que deixariam de ser feitas. Fora os atendimentos ambulatórias, que são cerca de 4 mil ao mês. Para a população de Santa Maria, seria um caos”, avalia o diretor técnico da Casa de Saúde, Fernando Schwarcke.
Diante do problema, o administrador do hospital, Rogério Carvalho, alerta que o setor da maternidade deve ser paralisado ainda este mês.
“O que mais nos preocupa, e a população precisa saber, é que a partir de 20 de setembro temos sinalização de fechar o serviço de maternidade, que é indispensável para toda a região. Hoje, a Casa de Saúde e o Hospital Universitário (HUSM) fazem o atendimento das gestantes. Mas é impossível o HUSM atender a essa demanda sozinho”, relata Carvalho.
Confira abaixo o vídeo produzido pela TV Unifra e compreenda melhor a importância do Hospital Casa de Saúde para toda a região:
Assunto relacionado com a não-abertura do Hospital Regional. Mostra também que os defensores do Regional “100% SUS” não tem a minima noção da realidade ou não sabem do que falam ou são demagogos.