LUNETA ELETRÔNICA. Patriotas, CPI na Assembleia, oitivas na Câmara e Jantar da Cuca e da Linguiça

LUNETA ELETRÔNICA. Patriotas, CPI na Assembleia, oitivas na Câmara e Jantar da Cuca e da Linguiça

Por Maiquel Rosauro

LUNETA ELETRÔNICA. Patriotas, CPI na Assembleia, oitivas na Câmara e Jantar da Cuca e da Linguiça - Patriotas

* O Partido Ecológico Nacional (PEN) formalizou um pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na segunda-feira (25), para trocar o nome da agremiação para Patriotas (Patri). O rebatismo tem um objetivo bem claro: buscar a filiação do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC/RJ).

* O PEN foi registrado pelo TSE em junho de 2012. O pedido de troca de nome será apreciado pela Procuradoria Geral Eleitoral (PGE), que emitirá parecer para avaliação dos ministros.

* Embora o novo nome ainda não seja oficial, o Patriotas já tem um site nacional e até Executiva em Santa Maria: Jairo Rodrigues (presidente), Valmir César (vice-presidente), Jocelaine Amarante (secretária), Jacimar Muniz (primeiro secretário), Marcelo Almeida (secretário de comunicação), Rodrigo Dias (tesoureiro), João Baptistello (primeiro tesoureiro), Vânia César (primeira vogal) e Clériston Oliveira (segunda vogal).

* O Patri/SM afirma que terá candidato a deputado estadual e federal em 2018. Também irá assumir, na região Central do Estado, a campanha de Bolsonaro à presidência da República.

* As bancadas de oposição ao governo Sartori começaram a coletar assinaturas para abertura da CPI do Parcelamento de Salário. O objetivo é dar transparência às receitas e despesas do Executivo, além de apurar a existência de alternativas ao pagamento parcelado de salários.

* “Os servidores estaduais chegaram ao seu limite. Eles não suportam mais o parcelamento. Há inúmeros casos de trabalhadores que foram despejados das suas casas, que tiveram a luz cortada e que até mesmo estão sem condições de custear a alimentação da família. A abertura da CPI é um instrumento legítimo da oposição e representa uma última tentativa de se dar transparência as finanças do Estado”, afirmou o deputado Valdeci Oliveira (PT), ao assinar o documento.

* A abertura da CPI já conta com a adesão das bancadas do PT, PCdoB e PSOL, que somam 14 deputados. Nessa semana, os parlamentares da Rede, PDT e PTB também serão os próximos procurados para garantir as 19 assinaturas, número mínimo para abertura da investigação.

* A tarde desta quarta-feira (27) será marcada por oitivas na Câmara de Vereadores. Enquanto que a CPI do Parque de Máquinas irá realizar seus três primeiros interrogatórios, a comissão especial que investiga os parquímetros irá ouvir dois fiscais do Executivo.

* O Grupo Alpenveilchen irá realizar o Jantar da Cuca e da Linguiça, com apresentação de um grupo uruguaio de folclore alemão. O evento irá ocorrer domingo (1º), às 18h, no Salão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Rua Coronel Niederauer, 1070, em Santa Maria).

* O valor do ingresso é R$ 20 para adultos e R$ 10 infantil, e podem ser adquiridos na secretaria da Igreja ou pelo telefone (55) 991-686-116.



2 comentários

  1. O Brando

    CPI da AL visa eleição de 2018. Valdeci gosta de circo, talvez alguma vocação não explorada anos atrás. Parcelamento isoladamente não tem o condão de provocar despejos e nem cortes de energia. O “inúmeros” já sinaliza a não correspondência com a verdade.
    CPI do parque de máquinas tomará os três primeiros depoimentos, acredito. Interrogatório é para acusados, não creio que seja o caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *