Política

LUNETA ELETRÔNICA. Unifra, Paulo Pimenta, CPI, comissão especial, Casa de Saúde e Sinprosm

Por Maiquel Rosauro

* A Unifra está com as inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Residências Médicas. As vagas são para Clínica Médica, Psiquiatria e Saúde da Família e Comunidade. As inscrições vão até 16 de outubro, no site unifra.br.

* Podem se inscrever graduados em Medicina, que farão uma prova teórico-objetivo sob coordenação da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). O resultado será divulgado em 22 de dezembro. As atividades iniciam em 1º de março. Clique AQUI para acessar o edital da seleção.

* O deputado federal Paulo Pimenta (PT) segue no topo do ranking semanal da FSBinfluênciaCongresso, como o parlamentar mais influente das redes sociais. Atrás do petista, segue o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). A terceira posição é do deputado Décio Lima (PT-SC).

* Nesta quarta (13), às 14h, a CPI do Parque de Máquinas volta a se reunir na Câmara de Vereadores. Quem garante é o presidente da comissão, Juliano Soares – Juba (PSDB). Também participam da CPI os parlamentares Marion Mortari (PSD), relator, e Vanderlei Araujo (PP), vice-presidente. A reunião mais recente foi realizada em 23 de agosto.

Jorjão, Harrisson e Maneco formam a comissão. Foto Thais Hoerlle / Câmara de Vereadores

* Foi instalada nessa terça (12), na Câmara, a comissão especial que analisará o Projeto de Lei Complementar 8.525/2017, que torna facultativa a entrada de cães, gatos e pássaros em estabelecimentos públicos ou privados de uso coletivo. A proposta é de Francisco Harrisson (PMDB), que será o presidente da comissão. O vice será Jorge Trindade – Jorjão (Rede) e a relatoria ficará a cargo de Manoel Badke – Maneco (DEM).

* A comissão tem 60 dias, prorrogável por mais 30 dias, para apresentar o relatório. Neste período, ainda será feita uma audiência pública para debater o tema. O próximo encontro do trio será na terça (19), às 13h15min.

Jorjão assinou a iniciativa de Tiago Aires. Foto Divulgação

* O ex-candidato a prefeito de Santa Maria, Tiago Aires (PCdoB), esteve na Câmara de Vereadores, nessa terça, promovendo o abaixo-assinado pela abertura do Hospital Regional. Os vereadores Celita da Silva (PT), Daniel Diniz (PT), Valdir Oliveira (PT) e Jorge Trindade (Rede) prometeram ajudar na divulgação da iniciativa.

* “Também propus aos vereadores a elaboração de uma moção de repúdio ao descaso do governo do Estado com a saúde na região”, informa Aires. Na segunda (11), ele tratou da situação da Casa de Saúde com os diretores do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde em Santa Maria (Sintrasa). O objetivo é promover na cidade uma audiência pública na cidade com o apoio do deputado estadual Juliano Roso (PCdoB).

* O Hospital Casa de Saúde também foi tema do discurso das vereadores e médicas Cida Brizola (PP) e Deili Silva (PTB), na sessão dessa terça. Cida pediu um olhar mais crítico e protetor para a unidade, no qual os médicos não recebem há três meses.

* “No Hospital Regional perdemos um ou dois leitos de alta complexidade, enquanto que na Casa de Saúde, só na Obstetrícia, perderemos 21, com previsão de fechar as portas no dia 20 de setembro”, salientou Cida.

* Já Deili, que trabalha há 15 anos na Casa de Saúde, destacou que esta é uma das piores crises que a unidade já enfrentou. “Nós da Pediatria não recebemos desde maio. Continuamos trabalhando porque temos medo que o serviço feche”, admite a vereadora.

* A eleição que irá eleger a nova direção do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) termina nesta quarta-feira (13). A comissão eleitoral projeta que o resultado seja divulgado ainda hoje, após as 20h.

* Duas chapas concorrem à direção do Sinprosm. Para saber todos os detalhes do pleito, clique AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo