DestaqueSanta Maria

CÂMARA. Legislativo de SM concede títulos de benemerência a quatro personalidades da cidade

Distinções para Jane Costa, Sandro Meinerz, Dinara Paixão e Sérgio Cechin

Sérgio Cechin (Vereador Emérito), Sandro Meinerz (Cidadão Santa-mariense) , Dinara Paixão (Cidadã Benemérita) e Jane Costa (Honra ao Mérito), os quatro distinguidos pelos títulos oferecidos pelo Legislativo municipal (foto Claudemir Pereira0

Por Clarissa Lovatto / Da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores

Em Sessão Solene na noite desta quinta-feira (16), a Câmara de Vereadores realizou a Sessão Solene de entrega dos Títulos de Benemerência e do Título de Vereador Emérito. Em caráter extraordinário, depois de 23 meses de suspensão das solenidades oficiais da Câmara de Santa Maria em razão dos protocolos da pandemia da Covid-19, os 21 parlamentares do Parlamento concederam as maiores honrarias do Parlamento Municipal.
Compuseram a mesa de honra o presidente da Câmara, vereador João Ricardo Vargas; o vice-prefeito Rodrigo Decimo, delegado Marcelo Arigony, representando a chefia de polícia do Rio Grande do Sul e João Marcos Adede Y Castro, da Academia Santa-mariense de Letras e Lucia Helena Richter, da sociedade santa-mariense de acústica. O presidente do Legislativo destacou a relevância da solenidade. “Hoje é uma das Sessões mais importantes do Parlamento porque os 21 vereadores reconheceram quatro personalidade que merecem nossa admiração e homenagem”, enfatizou.
TITULOS:
A médica infectologista Jane Costa foi agraciada com o título de “Honra ao Mérito”, honraria conferida à pessoa que houver praticado importante ato de renúncia, sacrifício ou solidariedade humana, em caso de calamidade pública ou em situação de perigo de pessoa humana.

O vereador Valdir Oliveira, ao apresentar a homenageada, declarou a dificuldade de falar em Jane Costa sem ser tomado pela emoção, especialmente por ter sido paciente da médica quando internado em razão da Covi-19. “Pelo seu trabalho e grande renúncia no dia a dia em prol da vida das pessoas, doutora Jane merece ser homenageada”, destacou, acrescentando que, especialmente durante a pandemia da Covid-19, a médica foi incansável na missão de cuidar das pessoas, salvar vidas e orientar às autoridades sobre os caminhos a seguir no combate à proliferação do coronavírus.

Jane Costa afirmou que se considera como representante de equipe multiprofissional, na qual todos os elos trabalham bem azeitados. “Em meu nome e dos profissionais que represento, agradeço esta distinção”, ponderou.
O título de “Cidadã Benemérita” – conferido à pessoa que, por sua destacada atuação no meio social, cultural, político, haja prestado relevante serviço de interesse público ao município – foi destinado à professora Dinara Paixão. Ao apresentar a agraciada, a vereadora Luci Duartes exibiu um vídeo com depoimentos de alunos da professora homenageada no curso de engenharia acústica da UFSM. “Dinara, quando te perguntei o que é engenharia acústica, tu diz que é som e som é vida”, declarou a vereadora, informando que a agraciada é um das maiores referências mundiais na engenharia acústica, tendo atuado ativamente no processo de regulamentação da profissão. Dinara atua, também, na área cultural e tradicionalista desde criança. Integrou o Conselho Municipal de Cultura e é membro da Associação Santa-mariense de Letras.

A agraciada expressou gratidão por vivenciar o momento de homenagem do Poder Legislativo com a concessão da distinção. “Tudo que consegui realizar é porque tive ao meu lado pessoas que acreditaram em mim e no meu trabalho e acredito que, por isso mesmo, é muito importante acreditar nas iniciativas do outro”, ressaltou. O cantor Beto Pires apresentou música com letra de Dilmar Paixão, irmão de Dinara, em homenagem a ela. Também cantou a canção “Santa Maria”, de sua autoria, para homenagear todos os agraciados.
O delegado de polícia e professor universitário Sandro Meinerz, natural de Santa Rosa, recebeu o título de “Cidadão Santa-mariense” que é conferido à pessoa natural de outro Município que, por sua atuação social, cultural, política, econômica e administrativa, haja prestado relevante serviço ao Município de Santa Maria.  

O vereador Manoel Badke afirmou ter grande honra em ser porta-voz do Parlamento para falar de Sandro Meinerz. “No ano de 1991, iniciou curso de Direito na UFSM. Em 1997, tornou-se professor na Universidade e, em 1999, assumiu cargo de delegado da polícia civil”, relatou, registrando outros fatos que marcaram a trajetória profissional até a presente data. Citou que Meinerz foi um dos responsáveis pela condução do maior inquérito policial do Estado, no qual houve a investigação do incêndio da boate Kiss. O vereador registrou que Sandro atuou ativamente para viabilizar o Centro Integrado de Operações Públicas, local no qual funciona delegacia de pronto-atendimento.

O agraciado – delegado regional da polícia civil – afirmou que já se sentia um cidadão da cidade, mas agora se sente oficialmente reconhecido como cidadão santa-mariense. “Santa Maria é minha terra do coração por eleição. Me sinto honrado e a honra é o patrimônio da alma”,  observou. Relatou que recebeu inúmeros convites para assumir funções em outros locais, mas escolheu ficar em Santa Maria. “Fiquei aqui pela nossa cidade e pelo futuro da cidade que escolhi para viver”, ressaltou.
O ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Sérgio Cechin, recebeu o título de “Vereador Emérito”, conferido a ex-vereador que tiver completo, no mínimo, uma Legislatura. Ao se pronunciar, o vereador Pablo Pacheco destacou – em razão da história do homenageado – a dificuldade em relatar todas as contribuições do engenheiro civil e parlamentar Cechin a Santa Maria. “Vereador, professor, engenheiro civil secretário municipal, vice-prefeito e, agora, vereador emérito”, enfatizou Pablo Pacheco, pontuando fatos que marcaram os quarenta e três anos de vida pública do agraciado.  “Estamos diante da enciclopédia do mapa de Santa Maria. O Cechin é um GPS em Santa Maria”, observou, lembrando que o homenageado trabalhou arduamente no projeto de divisão dos bairros.

O agraciado – que presidiu o Legislativo em duas oportunidades – relatou que utilizou a formação de engenheiro civil e licenciado em matemática para ficar à disposição dos santa-marienses. “Sempre procurei atender às necessidades levadas pela população ao gabinete”, comentou, acrescentando que a distinção de Vereador Emérito é a coroação da vida pública.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo