Santa Maria

LUNETA ELETRÔNICA. AVTSM, abraço à UFSM, exposição no MASM, Edson Fachin e Aécio Neves

Vista aérea do abraço à UFSM, nesta segunda-feira (2), no campus de Santa Maria. Foto Antoninho Pegoraro

Por Maiquel Rosauro

* O presidente da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Sergio da Silva, vai participar do primeiro dia da 298ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), na próxima quinta-feira (5), em Brasília (DF).

* Ele estará acompanhado de outros representantes do Grupo Gestor de Cuidados da Boate Kiss – formado por Centro Integrado de Atenção às Vítimas de Acidente (Ciava), do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM); 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), do Estado; Acolhe Saúde, serviço de atenção psicossocial da Prefeitura de Santa Maria; e AVTSM.

* A indicação para o convite foi aprovada pelo plenário do CNS, no dia 10 de agosto, em reunião realizada na Fiocruz, Rio de Janeiro.

* A comunidade acadêmica da UFSM mobilizou-se, nessa segunda-feira (2), ao meio-dia, em um abraço simbólico à Universidade. O ato marcou o engajamento da UFSM no “Dia D”, iniciativa articulada pela Frente Gaúcha em Defesa das Universidades e Institutos Federais e realizada em várias outras instituições de ensino do Estado.

* Agendado para a última sexta-feira (29), o abraço teve que ser transferido, no campus sede, em função da chuva. Em Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul, ações semelhantes ocorreram junto aos prédios principais de cada campi.

Exposição no MASM inicia nesta terça e segue até 1º de novembro. Foto Bibiana Silveira / Divulgação

* A Prefeitura de Santa Maria inaugura, nesta terça-feira (3), a exposição “Travessia”, assinada pelo artista visual Luciano Santos. A vernissage ocorre às 19h, no museu de Arte de Santa Maria (MASM). “Travessia” foi concebida a partir das impressões do artista durante a performance de mesmo nome, realizada no Brique da Vila Belga, em agosto de 2015.

* Os visitantes poderão ter contato com uma instalação composta por mais de 600 objetos, dois painéis e um videoarte. As peças são produzidas com materiais diversos como aviamentos, pedaços de madeira, papelão, brinquedos, santinhos, etc. A mostra segue no MASM até o dia 1º de novembro.

* O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado relator do mandado de segurança em que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) pede para que seja suspenso seu afastamento das atividades legislativas.

* O afastamento de Aécio foi determinado pela Primeira Turma do STF na semana passada, quando foi imposto também que o senador não poderia se ausentar de casa à noite.

* As duas medidas cautelares foram impostas a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), no inquérito em que Aécio foi denunciado por corrupção passiva, após ser gravado em conversas suspeitas com o empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS.

* Segundo o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o senador recebeu R$ 2 milhões em propina do empresário, em troca de sua atuação política. Aécio nega as acusações, afirmando que o dinheiro se refere a um empréstimo pessoal.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Carreira do Aécio acabou. Não se perde mais tempo com isto.
    Só falta alguém comparar aquilo alí com alguma obra de algum Mestre da Renascença. Na base do “tudo é arte só porque está num museu”. Coisas de vermelhinhos.
    Abraço na UFSM. De fato, a mãe dos idiotas está sempre grávida. Como diria tio Freud: “simbólico é o K7”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo