PrefeituraSanta Maria

DEFESA CIVIL. Confirmada oficialmente verba federal de R$ 1,8 milhão para ações feitas durante emergência

Muitos prejuízos durante a chuvarada de outubro. Agora, chega o troco do governo federal
Muitos prejuízos durante a chuvarada de outubro. Agora, chega o troco do governo federal

Por ANDRÉ CAMPOS (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

O secretário de Ação Comunitária e Defesa Civil, Adelar Vargas, recebeu em ofício o Plano Detalhado de Resposta – PDR do Município de Santa Maria-RS, referente ao Decreto nº 101, de 09 de outubro de 2015.

Trata-se de resposta à Situação de emergência nas áreas afetadas por chuvas intensas e comunica que o Decreto foi reconhecido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, através da Portaria nº 203, de 14 de outubro de 2015 e, ao mesmo tempo, informa valor de repasse de R$1.856.549,04 referente a ações de restabelecimento de danos relatados.

Conforme o secretário, o valor destina-se a ações emergenciais em áreas de danos com prejuízos coletivos em estradas do interior (como pontes e acessos cortados) e no perímetro urbano (como em escolas municipais).

O relatório foi produzido emergencialmente, com informações justificando que “a grande maioria das medidas adotadas pelo município de ordem técnica, para viabilizar o deslocamento das pessoas e produção emergencialmente”, diz o comunicado.

Isso considera a emergência da apuração dos fatos com métodos “incluindo mão de obra e materiais levantados estimativamente, face à impossibilidade de haver tempo hábil para ir a campo fazer o levantamento necessário, elaboração de projeto e orçamento baseado nos meios legais e, ainda, estimativa de tempo para a realização de todos os serviços e obras envolvidos para os reparos”, avalia o secretário.

O secretário Adelar Vargas informou que sua pasta agilizará ao máximo a liberação dos recursos para a imediata aplicação conforme as informações de danos relatados.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo