CulturaDestaque

CULTURA. Curta-metragem “A Casa das Lembranças” será lançado neste sábado (12)

Obra tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria

Produção audiovisual é assinada pelo Coletivo Fabulare e TV OVO. Foto Rafael Guerra / Divulgação

Por Liciane Brun / Veleiro Conteúdo Criativo

Neste sábado (12), será lançado virtualmente o curta-metragem “A Casa das Lembranças”. O audiovisual é produzido pelo Coletivo Fabulare – composto por um grupo de cinco atrizes de Santa Maria (Camila Borges, Cândice Lorenzoni, Daniela Varotto, Denise Copetti e Luise Scherer), e será lançado nas redes sociais da TV OVO, a partir das 20h.

O curta foi concebido em tempos avessos: como em todo o lugar, a pandemia de Covid-19 fez a equipe rever processos e adaptar seu modo de produzir. O que era para ser, inicialmente,um espetáculo intimista, acabou se transformando em um curta-metragem, levando ao coletivo um desafio de produzir cinema. 

“O projeto inicial era a montagem de um espetáculo teatral para ser apresentado em casas antigas e não habitadas, com público pequeno que fosse passando por diferentes cômodos, onde as histórias seriam apresentadas. Com a pandemia, optamos por transformar nossas lembranças em audiovisual, um desafio e tanto. Contamos com a parceria da TV OVO, que entrou com o cenário ideal, equipamentos e equipe. O curta é resultado do trabalho de muitos profissionais, de noites geladas, mas com o calor humano ideal para se produzir uma obra sensível”, reflete a proponente e assistente de direção Denise Copetti, que também atua no filme como atriz.

O processo criativo da Casa das Lembranças é indissociável das suas quatro protagonistas: as atrizes que estão em tela colocaram um pouco das memórias de suas próprias casas dentro do argumento, que transformou-se em um roteiro tendo como fio condutor o conto ‘Nós, as Casas’, de Raimundo Neto e gentilmente cedido pelo autor para a produção do curta.

“O processo criativo foi sonhado de um jeito. A pandemia nos tirou o chão e fomos fazer tudo numa casa que não tem teto. Nos reuníamos buscando mobilizar lembranças, escavar nas nossas memórias recortes de tempo, embaladas pelos afetos que cada uma já tinha vivido, e a partir disso criar um processo de pesquisa teatral. Um processo que, de teatral, passou a ser cinematográfico. Percebemos que o fio entre nós era a memória, como movimento e como um entre lugar entre a lembrança e o esquecimento”, comenta a diretora Cândice Lorenzoni.

Assim fez-se parir uma casa cheia de memórias, onde habitam segredos, sonhos e a solidão. 

Para assistir à live, basta entrar no canal da TV OVO no Youtube.

O curta-metragem tem direção assinada por Cândice Lorenzoni e roteiro de Denise Copetti, Liciane Brun e Cândice Lorenzoni.  A realização é de D. Copetti Produções, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura do município.

Ficha técnica

Elenco

Camila Borges

Daniela Varotto

Denise Copetti

Luise Scherer

Participação especial

Joaquim Copetti da Luz

Cândice Lorenzoni

Direção

Cândice Lorenzoni

Assistente Direção

Liciane Brun

Denise Copetti

Roteiro

Cândice Lorenzoni

Denise Copetti

Liciane Brun

Produção Executiva

D. Copetti Produções

Direção de Fotografia

Alexsandro Pedrollo de Oliveira

Assistente de Câmera

Alan Orlando

Direção de arte

Francine Nunes

Coletivo Fabulare

Assistente de Produção

Heitor Leal

Giovana Dutra

Som direto e Desenho de Som

Victor Mascarenhas

Trilha Sonora Original

Márcio Echeverria Gomes

Montagem

Neli Mombelli

Finalização de imagem

Francine Nunes

TV OVO

Imagens Drone

Evandro Rigon

Arte e Design Gráfico

Rafael Guerra

Foto Still

Rafael Guerra

Alan Orlando

Divulgação

TV OVO

Veleiro Conteúdo

Agradecimento especial ao autor Raimundo Neto, que cedeu o uso do texto para esta criação

Coletivo Fabulare

Camila Borges

Cândice Lorenzoni

Daniela Varotto

Denise Copetti

Luise Scherer

Apoio

FOCUS

Finish Produtora

Produção Audiovisual

TV OVO e Coletivo Fabulare

Realização

D.Copetti Produções

Financiamento

LIC/SM – Prefeitura de SM

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo