DestaqueEconomia

PREFEITURA. Pozzobom vai à Cacism e fala sobre planejamento de Governo e ações da Administração

Todos os membros do Gabinete de Governança participaram da reunião com os empresários do município. Foto Deise Fachin

Por Maurício Araujo / Prefeitura de Santa Maria

Transparência. Essa é a palavra que sintetiza o Governo do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Sergio Cechin. Para reafirmar este compromisso com a sociedade santa-mariense, apresentar seus planos de Governo e responder a questionamentos sobre a Administração Municipal, o chefe do Executivo, acompanhado do Gabinete de Governança, esteve, na noite de segunda-feira (16), na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), onde esclareceu, ponto a ponto, suas estratégias, planejamentos e a forma que conduz o Município.

Na pauta, assuntos como o projeto de austeridade implantado ainda no início do ano; o aumento da receita e a intensa busca por recursos em Brasília; os levantamentos dos principais gargalos para recuperar as estradas do Interior; o projeto Avançar Cidades; a Corsan; o programa Fila Zero; e o Plano Diretor nortearam a agenda de discussões do prefeito. Estiveram no encontro, membros de diversas entidades representativas do Município.

Em uma apresentação que durou cerca de uma hora, Jorge Pozzobom lembrou aos empresários que diversos municípios gaúchos estão com suas finanças sufocadas e a saída encontrada pela nova Administração Municipal para não entrar em crise, foi apertar o cinto e diminuir os gastos para manter o equilíbrio financeiro em Santa Maria. Comprovando seu discurso, o chefe do Executivo mostrou dados concretos, tais como as reduções de 22% com gastos em telefonia, 14% de combustível e 41% de material de consumo. Dos 15 itens de despesa que o Município possuí, o Governo Municipal já conseguiu reduzir os gastos em 12 deles.

“Cortamos o que deu para cortar em diversas áreas, reduzimos gastos e estamos mantendo o equilíbrio financeiro. Santa Maria é uma das pouquíssimas cidades do Estado que ainda consegue se manter”, afirmou o prefeito.

Na tentativa de atrair ainda mais recursos ao Município, o chefe do Executivo ressaltou que a Gestão tem trabalhado para buscar emendas parlamentares e investir nos projetos essenciais a Santa Maria. Para isso, reafirmou Jorge Pozzobom, é preciso planejamento. De acordo com o controlador Geral do Município, Alexandre Lima, o Município já devolveu cerca de R$ 12 milhões, nos últimos anos, em emendas por não ter projetos.

Ainda no eixo econômico e de planejamento, o prefeito destacou o trabalho de sua equipe de Governo na elaboração do Plano Plurianual (PPA) colaborativo e na preparação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Quanto à Lei Orçamentária Anual (LOA), Pozzobom enfatizou que ela está sendo feita com muito rigor e, principalmente, com valores realistas diante do atual cenário econômico.

Trabalho intensivo para o desenvolvimento do município
O encontro oportunizou que os empresários pudessem fazer perguntas, esclarecer dúvidas e opinar sobre o desenvolvimento do Município. Em relação à Saúde, Jorge Pozzobom ressaltou as parcerias que tem buscado para melhor atender à população, bem como os resultados do programa Fila Zero. A fiscalização do comércio informal e o combate à ilegalidade, segundo o prefeito, tem sido intensificada nesta Gestão. Por fim, foi esclarecido que o Poupa Tempo Santa Maria – que pretende desburocratizar a emissão de alvarás no Município – está em fase de finalização, passando, neste momento, por uma profunda análise jurídica.

“Temos trabalhado intensamente, dando nosso melhor para o crescimento do Município. De forma transparente, podemos mostrar todas as nossas ações que buscam o pleno desenvolvimento de Santa Maria”, finalizou o prefeito Jorge Pozzobom.

Também participaram do encontro, o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez; a procuradora Geral do Município, Rossana Boeira; o coordenador Executivo do Gabinete de Governança, Carlos Pippi Brisola; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Prefeito deveria rever o Plano Estratégico de Desenvolvimento da cidade. Trocar o “Santa Maria que Queremos” pelo “Santa Maria que é Possível”. Incluir o BRT que perdeu-se por falta de verbas. Reconhecer que a malha viária da cidade tem que ser praticamente refeita. Retirar as “boas intenções” e os devaneios. Trazer gente de fora para discutir os problemas e possibilidades da cidade (só advogados, funcionários e acadêmicos não resolve; são teóricos, “idealistas” e não estão “equipados” para lidar com o mundo atual).
    Maior justificativa é que o plano foi elaborado em 2014, horizonte era completamente diferente. O que gostariam de ver em 2030 até prova em contrário está fora de alcance.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo