Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do CPERS/Sindicato
Quinta-feira (30) é dia pagamento aos servidores do Executivo estadual. Porém, apenas aqueles que ganham até R$ 1,2 mil receberão seus vencimentos. Também será paga a última parcela do 13º salário de 2016, independente do vencimento líquido. Em Santa Maria, o dia será marcado por protesto dos educadores estaduais.
A mobilização nesta quinta terá início por volta das 9h, na Praça Saldanha Marinho, em frente ao Banrisul.
“Parece que o governo Sartori não quer que a greve termine. A situação é tão desesperadora que as pessoas se contentariam apenas em ter o salário em dia, o 13º e nada mais. Ou seja, se contentariam em rebaixar a expectativa e ter só o salário”, avalia o diretor-geral do 2º Núcleo do CPERS/Sindicato, Rafael Torres.
Nesta quarta-feira (29), a categoria esteve reunida em uma plenária aberta de mobilização no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac. No encontro, foi discutida a greve iniciada em 5 de setembro e a retomada das aulas que estão ocorrendo em algumas escolas de Santa Maria.
“Gostaríamos que a realidade do resto do Estado fosse igual a de Santa Maria, pois ficaríamos uma semana em greve devido a nossa mobilização. Hoje, cerca de quatro Núcleos mantêm uma greve menor do que a nossa. Temos que saber fazer a leitura. Pior vai ser voltar sem uma assembleia. Neste momento, é preciso ter consciência que sofremos um refluir da categoria”, analisa Torres.
Na sexta-feira (1º), o Comando de Greve do 2º Núcleo realiza reunião na sede da entidade, às 9h. No encontro, será debatida a data para uma nova Assembleia Geral em Porto Alegre. A data escolhida em Santa Maria será repassada para votação no Conselho Geral do CPERS.
Agenda de mobilização do 2º Núcleo
Quinta-feira (30)
9h – Ato público na Saldanha Marinho
Sexta-feira (1º)
9h – Reunião Comando de Greve na sede do 2º Núcleo do CPERS/Sindicato
Sábado (2)
9h – Ato Cultural Escola Edna May
Já deu. Chega. Tudo tem seu tempo.