Destaque

SALA DE DEBATE. Orçamento e questões da cidade, como o comércio fechado em feriado. Ah, e a política

O âncora e os convidados de hoje, no “Sala”: Antonio Candido Ribeiro, Ricardo Blattes e Orlando Fonseca (foto Gabriel Cervi Prado)

O “Sala de Debate” desta sexta-feira foi, basicamente, local. Temas da boca do monte predominaram, entre meio dia e 1 e meia da tarde na Rádio Antena 1, a começar pela questão do feriado com o comércio (inexplicavelmente?) fechado, como já acontece aos domingos e incluindo os supermercados.

Mas hoje houve mais, nas discussões de que participaram, com a ancoragem deste editor, os convidados Antonio Candido Ribeiro, Orlando Fonseca e Ricardo Blattes. O orçamento municipal, e as comparações feitas com outras comunas e a própria UFSM, foi um deles. Outro, que tomou espaço bem razoável, foi a (pequena) representatividade de Santa Maria nos parlamentos, sobretudo federal.

PARA CONFERIR O “SALA” DE HOJE, BLOCO POR BLOCO, CLIQUE NOS LINQUES ABAIXO!

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. Conta errada. Cada tonelada de minério de ferro está perto de 74 dólares. Valor correto é 3700 toneladas de minério de ferro.

  2. Para pensar, curiosidade. Empresário local comprou um carro por R$3,6 milhões (por volta de). Carro custa na Alemanha 235 mil euros. Ou seja, 905 mil reais. O imposto na Alemanha é 45 mil euros, ou seja, 174 mil reais. Ou seja, comissão, frete, seguro e impostos aqui no Brasil chegaram a R$ 2,7 milhões.
    Os 905 mil reais que custariam o carro correspondem a 274 mil dólares hoje. Dá para comprar 5 mil barris de petróleo. Dá para comprar 12,5 toneladas de minério de ferro. Ou três bons apartamentos. Cálculo de padeiro? É disciplina em algumas universidade americanas. Ajuda a ter noção de ordem de grandeza para não confiar nos computadores. Por isto o trabalho é “pouco valorizado” no Brasil. Porque agrega pouco valor. Porque é pouco especializado. Por causa do bacharelismo do Brasil. Imagino quanto ganha a criatura que costura o banco de couro do carro.

  3. Orçamento da UFSM. Executado 2014 871 milhões. Orçamento 2015 935 milhões. Executado 2015 959 milhões. Orçamento 2016 982 milhões (proposta era 997). A diferença em 2015 leva muito tempo para procurar, quem quiser é o Volume V da LOA.
    Voto não é distrital. Candidatos daqui podem buscar votos em outros lugares, se não conseguem, paciência. Pimenta foi um dos mais votados do RS, se não foi o mais votado. Consegue dinheiro, mas não só para Santa Maria. Existem outros deputados que conseguem dinheiro para a aldeia, menor volume, mas conseguem. Marchezan, Onyx Lorenzoni. Quem correu atrás da verba para construir o Hospital Regional foi Osmar Terra. A campanha contra é coisa de gente ligada ao PT e ao PDT.

  4. Ranking de melhor cidade para investir é igual a melhores empresas para trabalhar e melhores lugare para fazer refeição. Para quem acredita eu estou vendendo uma universidade ali no Camobi, baratinho, 100 mil dólares paga. Samta Maria está na entrada da metade sul do RS, enquanto não cair esta ficha, tudo fica como está. Schirmer trazia empresários para SM, só que os mesmos sabiam muito bem o que é necessário para um empreeendimento., muito melhor que o ex-prefeito. Modal aéreo é o mais caro e não é só “aumentar a pista”. O piso atual foi dimensionado para uma carga, ultrapassá-la é danificar.

  5. Comparar orçamentos não é bom porque não se sabe o que é realidade e o que é ficção. Erechim tem aproximadamente 70% do PIB de Santa Maria, mas tem 40% da população. Ou seja, a diferença no “per capita” é muito grande. Erechim tem mais indústrias, mas Passo Fundo tem o PIB maior e baseado em serviços. Vantagem cumulativa, se alguém pretende abrir um empreendimento, melhor ir para estas cidades onde o terreno “já está aplainado”. Problema é financeiro, verbas são carimbadas do mesmo jeito em todo município. Número de doutores é ilusório. Maioria virou doutor porque é um caminho para o funcionalismo público. Quem quer virar funcionário público deseja estabilidade, segurança, não quer se incomodar, etc. Sem falar que muitos dos doutores estão em áreas com relevância econômica marginal (direito, contabilidade, administração, educação, letras, etc,).

  6. Regra que impossibilita a abertura aos domingos tem um ou dois pontos que poderiam ter sua constitucionalidade questionada. Se não foi, a causa só pode ser omissão ou medo de comprar a briga. Transporte teria que ter a licitação. Só que por uma questão de honestidade intelectual deve ser dito que a mudança poderia ocorrer para pior ou para melhor. Espantoso, pessoas que defendem o Estado Máximo Todo Poderoso querem que os empresários resolvam os problemas da cidade e pensem a cidade. Não é função deles, é função do poder público.

  7. Recuperando. IPVA no Japão não é progressivo conforme a idade do carro. Alás, carros com motores com cilindrada inferior a 660cc são isentos. Isto foi uma dilmice inventada para forçar o aumento do consumo. Teoria da conspiração da manchete pronta e reporteres correndo atrás para confirmar é lorota para defender o Lula (judiciário condena, logo não presta; imprensa divulga, logo não presta). Alás queria ver um editor virar para o repórter e dizer “Manchete amanhã é ‘Não existe alma mais honesta do que a de Lula'”. Queria ver arrumar provas. Radar em São Paulo também é lorota, medem a velocidade entre dois pontos e só não multam porque seria necessário alterar o Código Brasileiro de Trânsito para tanto. Transgrediu? Paga e não bufa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo