EducaçãoMemóriaSegurançaUFSM

UM DIA TENSO. Há exatamente uma década, a “Operação Rodin” impactava Santa Maria e a UFSM

Fundação de Apoio da UFSM estava no centro do escândalo e da operação que chocou a cidade e a sua instituição mais importante

Poucos fatos impactaram tanto na vida de Santa Maria de uma forma geral e na UFSM de uma forma bastante especial quanto a Operação Rodin. A cidade e a instituição amanheceram naquela terça-feira, 6 de novembro de 2007, tomadas pela perplexidade – para ser brando.

Bem, a seguir, confira uma das notas publicadas pelo site naquele dia (em que traz a primeira versão da polícia Federal) e acesse outras publicadas no mesmo dia, com os linques lá embaixo. O resto virou história. Acompanhe:

“…Polícia Federal explica ação em entrevista coletiva no início da tarde

Está marcada para as 2 e meia da tarde, em Porto Alegre, entrevista coletiva, com o superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul. Será o momento para saber detalhes da Operação Rodin, que até o momento já levou à detenção pelo menos 12 pessoas, várias das quais vinculadas direta ou indiretamente à UFSM, como você leu em nota imediatamente anterior.

A propósito da ação dos federais, confira a notícia publicada pela Agência de Notícias da PF. A seguir:

OPERAÇÃO RODIN DESMONTA ESQUEMA DE FRAUDE EM CONTRATOS PÚBLICOS

PORTO ALEGRE/RS – A Polícia Federal desencadeia, na manhã de hoje, 06, a Operação Rodin, que desarticula uma quadrilha especializada em fraudes em contratos públicos realizados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS). Participam da ação 252 policiais federais e 46 servidores da Receita Federa que já cumpriram 12 mandados de prisão temporária e 43 mandados de busca em apreensão em Porto Alegre, Canoas e Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Estimativas da Polícia Federal apontam prejuízos de cerca de R$ 40 milhões aos  cofres públicos desde 2002. De acordo com as investigações, o órgão contratava, sem licitação, a Fundação de Apoio, Ciência e Tecnologia (FATEC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Esta fundação seria a responsável pela avaliação teórica e prática para habilitação de condutores de veículos automotores, e usava a estrutura física e os servidores da universidade. Ocorre que esse tipo de contratação só é permitida para a promoção de ensino, pesquisa e extensão, mas os responsáveis legais burlavam a legislação e efetuavam a subcontratação de empresas que prestavam serviços superfaturados ou inexistentes. Funcionários dessas empresas eram ligados, indiretamente, a determinados dirigentes do órgão estadual, os quais eram responsáveis pelas licitações ou pela dispensa delas, e que recebiam benefícios pecuniários indevidos em razão do esquema.

Os presos estão sendo encaminhados para a Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, onde serão ouvidos. Eles responderão pelos crimes de formação de quadrilha, fraude a licitações, tráfico de influência, sonegação fiscal, estelionato, peculato e corrupção ativa e passiva. Também participaram das ações o..”

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra do texto colocado à disposição pela agência de notícias da Polícia Federal.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

LEIA TAMBÉM:

Operação Rodin. Ação contra fraude envolve Fatec, UFSM e Detran. Já são 12 pessoas presas” (AQUI)

Operação Rodin . Atualização: nomes estaduais detidos são figuras importantes de PP e PSDB” (AQUI)

Operação Rodin. Fabiano usa caso Detran-Fatec e sugere instalação de CPI das estatais” (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo