DATAFOLHA. Pesquisa aponta Lula como o maior dos eleitores. E placar de Temer mostra 5% de aprovação
A pesquisa contratada ao Datafolha pela Folha de São Paulo, afora mostrar a consolidação de Lula no primeiro lugar (tanto no primeiro quanto nas simulações de segundo turno), traz dados acessórios importantes para a avaliação do momento político e eleitoral.
Um deles é a importância de figuras políticas como indutores de voto no próximo ano. Entre os nomes CITADOS aos entrevistados estão Lula, Fernando Henrique Cardoso, Sérgio Moro e Michel Temer. Nenhum deles tem maior influência possível no eleitorado que Lula, como você pode ver na tabela (do G1, o portal de notícias das Organizações Globo) abaixo.
De todos, o que menos influencia no voto é peemedebista Temer. Nada menos que 87% se recusam a votar em alguém indicado por ele. Só 3% pensam nisso e 8% admitem a possibilidade. Esses percentuais tão baixos, obviamente, são explicados quano você tem os dados sobre a aprovação e reprovação presidencial.
A pesquisa MOSTRA que Michel Temer é considerado ruim ou péssimo por 71% dos eleitores. O governo é visto como razoável por 23% e apenas 5% entendem que é bom ou ótimo, além do 1% que não sabe. E olha que já foi pior. Em setembro, o Datafolha encontrava 73% que o entendiam ruim ou péssimo. Mas também já foi melhor: em junho, o percentual positivo alcançava estratosféricos, mas menores, 69%.
Segundo a Folha de S.Paulo, a pesquisa contratada ao Datafolha ouviu 2.765 pessoas em 68 municípios nos dias 29 e 30 de novembro. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Dando risada. Os “votariam” giram em torno dos 30% do PT. Os “não-votariam” giram em torno da rejeição.
Agora, uma “pesquisa” melhor é dar uma olhada nas eleições suplementares que ocorreram este ano e ver o que aconteceu pelos candidatos apoiados pelo Molusco.