Destaque

POLÍTICA. Alexandre Vargas ou Cida Brizola? Dentre ambos sai o presidente do Câmara, nesta quinta-feira

Vargas e Cida (no destaque) concorrem à Presidência, nesta quinta. Na véspera, no Feicebuqui, Cida reuniu as mulheres da Câmara e Luci, em mensagem paga na rede social, conclamou à união feminina e buscou o voto de Deili Silva. Por ora, ao que se sabe, sem sucesso

Por MAIQUEL ROSAURO (com montagem de fotos de Reprodução e do reporter) da Equipe do Site

Após semanas de negociações, debates, exoneração de cargos de confiança (CCs), finalmente, chegou o dia da eleição da Mesa Diretora do Legislativo santa-mariense para o ano de 2018. Ao que tudo indica, o pleito desta quinta-feira (28) deve ser decidido por apenas um voto a favor do Grupo dos 11, que une parlamentares dissidentes da base e oposição.

A sessão terá início às 14h30min com uma prestação de contas do atual presidente da Câmara, Admar Pozzobom (PSDB). Irmão do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), Admar teve uma gestão marcada pela proximidade com a Administração Municipal. Algo visto como harmônico pelos aliados, mas interpretado pelos opositores como uma relação de interferência do Executivo no Legislativo.

Logo após, duas chapas serão inscritas para o pleito da Mesa: “Força e Trabalho pela Santa Maria de Todos”, liderada por Cida Brizola (PP), que representa o governo; e “Força Legislativa a Favor da Comunidade de Santa Maria”, encabeçada por Alexandre Vargas (PRB), que representa o Grupo dos 11.

Em desvantagem numérica (Vargas leva 11 votos e Cida 10), os governistas partiram para o ataque na sessão de terça-feira (26). Primeiro, a vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) fez um convite público, na tribuna, para que sua colega Deili Silva (PTB) deixe o Grupo dos 11 e se junte a ela em uma chapa formada por mulheres. Quem também se manifestou na tribuna foi o líder do governo na Casa, Manoel Badke – Maneco (DEM). Ele cobrou os dissidentes que assinaram, ano passado, um acordo para a base se manter junta na eleição da Mesa.

Porém, tanto Tia da Moto quanto Maneco não sensibilizaram parlamentares do Grupo dos 11. Deili e seu colega de partido, Ovidio Mayer, ironizaram as declarações dos edis fieis ao governo Pozzobom.

Nessa quarta (27), Tia da Moto voltou à ofensiva através do Facebook. Ela publicou a íntegra do seu discurso de terça em postagem patrocinada. Quem também usou a rede social foi Cida, que divulgou uma imagem com CCs do Legislativo.

Terminada a votação desta quinta, o atual presidente, Admar Pozzobom (PSDB), proclamará o resultado, empossando presidente, 1º vice-presidente, 2º secretário e um suplente, todos da chapa vencedora; e 2º vice-presidente e 1º secretário e um suplente da chapa vencida (confira as nominatas abaixo).

Finalizado o processo eleitoral, o novo presidente toma posse e dá início à eleição da Comissão Representativa que atuará no período de recesso da Câmara e também das comissões permanentes. Empossada a Comissão Representativa, a sessão é encerrada.

Confira a nominata completa das chapas:

Força e Trabalho pela Santa Maria de Todos

Presidente: Cida Brizola (PP)

1º Vice-presidente: Luci Duartes – Tia da Moto (PDT)

2º Vice-presidente: Juliano Soares – Juba (PSDB)

1º Secretário: João Ricardo Vargas (PSDB)

2º Secretário: Manoel Badke – Maneco (DEM)

1º Suplente: Francisco Harrisson (PMDB)

2º Suplente: Vanderlei Araujo (PP)

Força Legislativa a Favor da Comunidade de Santa Maria

Presidente: Alexandre Vargas (PRB)

1º Vice-presidente: Adelar Vargas – Bolinha (PMDB)

2º Vice-presidente: Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás (PSB)

1º Secretário: Marion Mortari (PSD)

2º Secretário: Deili Silva (PTB)

1º Suplente: Ovídio Mayer (PTB)

2º Suplente: Jorge Trindade – Jorjão (Rede)

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo