Análise (3). Para Amorim, oposição e forças conservadoras tiveram seu 3º turno. E ganharam
Agora, confira um dos textos de análise publicados pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, da Rede Record de Televisão e editor do site Conversa Afiada. Ele faz uma avaliação política bastante peculiar, da não prorrogação da CPMF. A seguir:
CPMF: OPOSIÇÃO GANHA O 3º. TURNO DA ELEIÇÃO
A não prorrogação da CPMF significará que o Governo perde a CPMF e a DRU. O Orçamento da União entra em queda livre. Todas as contas terão que ser refeitas.
A votação do Orçamento fica para o ano que vem. A saúde e os programas sociais vão perder.
Porém, mais do que isso, uma derrota do Governo significará que o Senado conseguiu interromper a marcha do Governo Lula em direção ao sucesso.
Como disse o ex-presidente Sarney, o que está em jogo é uma questão de Estado: a saúde das finanças públicas.
Mais do que isso, o Senado, a casa conservadora, terá derrotado o Governo Lula no terceiro turno. E lhe daria um tiro no peito: daqui para frente será mais difícil ter sucesso e escolher o sucessor.
Não foi por acaso que as forças conservadoras – com o PIG à frente – se concentraram na batalha da CPMF.
O que estava em jogo não era a CPMF – era o sucesso de um Governo trabalhista. O Senado terá re-escrito o resultado da eleição. Os conservadores ganharam.
SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui mais notas específicas sobre a questão da CPMF. E aqui outros textos de Paulo Henrique Amorim.
OBSERVAÇÃO: Para quem não é habituado a ler Paulo Henrique Amorim, a sigla PIG foi inventada por ele e significa Partido da Imprensa Golpista.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.