DestaqueSaúde

SAÚDE. Valdeci critica situação da saúde no RS e funcionamento parcial do Hospital Regional de SM

Deputados do PT e PC do B falaram em entrevista sobre projeto do orçamento

Valdeci (E): “enquanto o Regional é ocioso, HUSM tem superlotação devido ao excesso de demanda” (Foto Christiano Ercolani/Divulgação)

Por Tiago Machado / Da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Na entrevista coletiva realizada pelas bancadas do PT e do PCdoB na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (20), em Porto Alegre, o deputado estadual Valdeci Oliveira denunciou a falta de políticas públicas para a saúde do Rio Grande do Sul e o não cumprimento da lei que determina a aplicação de 12% da receita corrente líquida do estado no setor.

Conforme Valdeci, o governo Eduardo Leite “não se preparou” para enfrentar as demandas reprimidas do “pós-covid” e falhou ao promover cortes consideráveis nos recursos previstos para uma série de hospitais importantes do Estado a partir do Programa Assistir.

Valdeci cobrou também o fato do Hospital Regional de Santa Maria seguir funcionando de forma parcial, já que boa parte dos seus serviços e leitos continuam sem operar após cinco anos da inauguração do complexo. “Enquanto o Regional tem diversos setores ociosos, o Hospital Universitário, que fica a cerca de oito quilômetros dali, enfrenta superlotação frequente devido ao excesso de demanda. Essa situação é inaceitável”, afirmou.

O deputado lembrou ainda que o Instituto de Cardiologia, que gerencia o Regional, vive uma forte crise financeira e, recentemente, demitiu quase 300 funcionários da unidade de Porto Alegre. “É muito preocupante o quadro da saúde no Estado. E quando esperamos por soluções criativas, o governador surge com um projeto de aumento de impostos, sendo que a promessa, feita na campanha eleitoral do ano passado, era fazer o contrário, ou seja, reduzir a carga tributária do estado”, destacou.

Na coletiva, as bancadas do PT e do PCdoB apontaram diversas ilegalidades no projeto da Lei Orçamentária Anual do Executivo, a qual deverá ser votada nesta terça-feira (21), especialmente no que se refere aos repasses mínimos para educação, saúde, ciência e tecnologia e para o ensino superior. A adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, o qual, conforme o próprio governo Leite, está causando diversas preocupações à Fazenda estadual, também voltou a ser alvo de críticas pelas bancadas de oposição. “Nós avisamos lá atrás que isso iria ocorrer. Infelizmente, o governador não quis ouvir ninguém e aprovou um projeto extremamente prejudicial, que tira do Estado a autonomia sobre a gestão das finanças públicas”, acrescentou Valdeci.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo