DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES 2022. Tarso Genro responsabiliza “parte bolsonarista” pelo fracasso da Frente de Esquerda

Manuela cita falta de unidade como uma das justificativas para não concorrer

Tarso (D), com Pimenta, Dilma e Pretto, e dificuldades para a criação de frente ampla de esquerda (foto Rafa Stedile/Divulgação)

Reproduzido do Site do Correio do Povo / Texto asssinado por Mauren Xavier

A existência de setores “mais bolsonaristas” em partidos foi uma das justificativas apresentadas pelo ex-governador Tarso Genro (PT) para o fracasso da frente ampla na eleição deste ano. “Uma boa parte desses setores partidários, que não querem compor conosco, não é uma maioria, mas uma boa parte ativa é mais bolsonarista do que democrata”, afirmou ele, na manhã de sábado, durante plenária que marcou a nova fase da pré-campanha de Edegar Pretto ao Piratini. 

A frase foi citada quando Tarso detalhava o trabalho feito para viabilizar a frente ampla no Estado. “No interior desses partidos do campo democrático ainda (há) uma maioria progressista, mas têm estruturas de poder interno, nas classes dominantes locais, que obstruem eles”, afirmou o ex-governador. Apesar de não ter citado nomes de siglas, a frente ampla envolveria além do PV e PCdoB, que já estão fechadas em uma federação com os petistas, o PSB e PSol. O PSB – mesma sigla de Geraldo Alckmin, vice de Lula – apresentou Beto Albuquerque de como nome para disputa ao Piratini, enquanto que o PSol, o nome do vereador Pedro Ruas.  

Disse ainda que outro fato era o nome de Edegar. “Conversamos com eles, para dizer que ‘nós não temos’ um candidato a princípio. Nós temos um nome, queremos saber os de vocês, para vir compor conosco. Para ver qual é a melhor possibilidade. (…)  E eles divididos, uns queriam, outros não queriam. Uns aceitavam esse diálogo, outros rejeitavam”, detalhou.

Para complementar, afirmou que a movimentação do PT para construir a frente ampla foi respeitada pela direção nacional e pelo ex-presidente Lula. A manifestação de Tarso ocorreu às vésperas do ex-presidente petista vir ao Estado, após quatro anos. No evento, ficou claro que o a federação focará na vinculação da campanha estadual a nacional. Isso ficou ainda mais evidente no jingle divulgado no qual o principal trecho faz o elo entre Edegar e Lula.

Uma das justificativa de Manuela foi a falta da frente 

Pouco antes do evento organizado pelo PT ocorrer em um hotel da região central de Porto Alegre, a ex-deputada Manuela d’Ávila fazia uma postagem em rede social detalhando as motivações de ficar de fora da eleição, entre elas a ausência da união no campo político. “Trabalhei muito por um palanque unitário que nos envolvesse todos, sobretudo os três candidatos ao governo do estado, fortalecendo nossa chapa”, diz trecho da publicação feita pela ex-deputada. 

Apesar de a informação de que deixaria a disputa teve vindo à tona apenas agora, a decisão já estava tomada há mais de dez dias e tinha sido discutida internamente no seu partido há uma semana. 

Para alguns interlocutores, Manuela traria um peso grande para a chapa de Edegar, mas, com a fragmentação no seu campo político, ampliaria o seu desgaste, uma vez que ela seria o alvo de ataques, como já ocorreu em outras eleições. Além de ficar de fora da disputa ao Senado, nos bastidores, há o entendimento que  Manuela também não deve concorrer, pelo menos até agora, à uma vaga de deputada estadual ou federal…” 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Kuakuakuakua! Para quem acredita em vermelhinho deve colar. Colocam culpa no Cavalão ate das proprias lambanças. Alas, não importa, a culpa é sempre de terceiros. Beto Albuquerque tem projeto pessoal, não é de hoje. No RJ e em SP o PSOL está crescendo. Manuela esta com um pe na area academica. Tem mestrado, ‘MULHERES IMPLEMENTAM MAIS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES? O efeito da participação de mulheres no comando do Poder Executivo Municipal para a implementação de políticas públicas com recorte de gênero nos municípios brasileiros.’ Ou seja, academia/IFES endossando ideologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo