Destaque

CIDADE. Agosto poderá ser o Mês do Esporte em SM

Com o Mês do Esporte, Admar Pozzobom projeta valorizar os profissionais de Educação Física de Santa Maria. Foto Gabrielle Righi

Por Maiquel Rosauro

Santa Maria poderá ter um mês inteiro dedicado ao esporte. À frente da iniciativa estão o vereador Admar Pozzobom (PSDB) e o superintendente municipal de Esporte e Lazer, Givago Ribeiro.

Hoje, conforme a Lei Municipal 5557/2011, Santa Maria já conta com a Semana do Esporte, celebrada em agosto. Através do Projeto de Lei 8628/2018, Admar pretende revogar um inciso da regulamentação de 2011 e ampliar as atividades esportivas durante todo o mês de agosto.

“A proposta visa valorizar os profissionais de Educação Física. Muitas pessoas não dão importância, mas o esporte é um meio de evitar mortes”, ressalta o vereador.

Hoje, o município conta com três cursos de Ensino Superior em Educação Física: na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Faculdade Metodista (Fames) e na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), sendo que muitos dos egressos dessas instituições atuam na Rede Municipal de Ensino.

Conforme Ribeiro, a proposta visa direcionar para agosto os principais eventos esportivos que ocorrem na cidade, como, por exemplo, os Jogos Escolares de Santa Maria (Jesma).

“Vamos começar com eventos no âmbito municipal e, futuramente, trazer para agosto eventos de âmbito nacional e até internacional. A ideia é fazer Santa Maria respirar esporte durante todo o mês. A proposta irá criar uma estrutura diferenciada no município para acolher e realizar eventos”, projeta o superintendente.

Agosto foi escolhido por ser um mês que não possui concorrência de outros grandes eventos, o que ajuda na divulgação das atividades. Segundo o projeto de lei, o foco não será exclusivo em competições. Debates, seminários, fóruns e workshops também são programados.

Para que a iniciativa se torne lei e seja inserida no Calendário Oficial de Eventos do Município, precisa ser aprovada em Plenário pelos vereadores e, logo depois, sancionada. O recesso Legislativo será encerrado na próxima segunda-feira (19).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Agosto não ERA o mes da cultura em Santa Maria ????? o que querem estes Edis ?? aparecer ???sabem e este muito mais que fazer MUITO pelo esporte requer GRANA….o que a prefeitura não tem…..e até o final deste governo os funcionarios estarão recebendo igualzinho aos de porto alegre…aguardem depois que o PSDB perder as eleiçoes do governo do estado .

  2. UFSM já teve o segundo melhor pós-graduação em Educação Física do Brasil (mestrado e doutorado). Numa destas ameaças de reforma da previdência foi a breca. Foram entrevistar o diretor do centro de educação física (acho que era o Giacomini) e ele só faltou chorar na frente da câmera: 9 doutores (mais ou menos) pediram apontadoria. Alguns foram dar aula em instituições particulares, óbvio, cujo conceito aumentou.

  3. Obviamemente caberá a Câmara a farta distribuição de moções e homenagens.

    Ah, reparem que ainda estarão em recesso até segunda. 50 dias de recesso. Recebem integralmente? Claro, a sociedade está trabalhando em fevereiro para pagar impostos para isso. E terá mais em julho.

    Nos oito dias úteis de fevereiro, terão direito a gastar valor integral do vale-combustível do mês?

    1. Fazer nada é extremamente entediante. Causa muito stress e cansa muito. Estão pensando em implantar ginástica laboral no Casarão da Vale Machado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo