Destaque

DENÚNCIA. Vereador afirma: maquinário municipal usado em área particular. É parceria, diz a Prefeitura

Denúncia feita pelo vereador Marion Mortari, do PSD, teve uma grande repercussão no Facebook no fim da noite desse sábado

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Reprodução), da Equipe do Site

O vereador Marion Mortari (PSD) divulgou, por volta das 21h45min desse sábado (24), um vídeo no qual veículos que seriam da Prefeitura de Santa Maria estariam trabalhando em uma propriedade particular. A gravação foi feita na manhã de sábado e, nas imagens, é possível ver três caminhões e uma patrola ao lado de uma estrada que estava em conserto.

“Vão empedrar esta estrada, sendo que não é uma estrada do Município, é uma propriedade particular. Eu quero saber senhor Jorge Pozzobom se isso aqui é correto. Eu vou ir ao Ministério Público, vou abrir uma Sindicância na Câmara de Vereadores porque é meu papel de vereador. O que está acontecendo não é possível”, diz o parlamentar no vídeo abaixo.

 

Em entrevista ao site no fim da noite desse sábado, Mortari relatou que a tal estrada fica próxima à Estância do Minuano, região Sul da cidade. O vereador mora no Bairro Passo das Tropas, que fica na mesma região.

“Estava indo para a cidade e vi vários caminhões da Prefeitura indo em direção à Estância do Minuano. Resolvi seguir eles, pois sou obrigado a fiscalizar”, disse o vereador.

Ao chegar ao local e constatar que se tratava de uma área particular, Mortari fez o registro em vídeo.

“Em termos de infraestrutura, o meio rural está intransitável e o Município arrumando estrada particular, isso é lamentável. Porém, é importante frisar, os funcionários da Prefeitura não têm culpa”, argumenta o vereador.

Uma hora após a divulgação, o vídeo já possuía 86 compartilhamentos, 156 curtidas e dezenas de comentários.

Prefeitura afirma que trata-se de uma parceria com dono da área

O site entrou em contato com o controlador Geral do Município, Alexandre Lima, por volta das 23h desse sábado. Segundo ele, que estava ciente da publicação de Mortari, não houve e nem haverá nenhum favorecimento na propriedade particular, apenas uma parceria.

“O ocorrido foi uma parceria com o proprietário do local, onde foi depositado o material para recuperação da estrada. O mesmo comprou as pedras, que foram doadas para a Prefeitura, juntamente com o óleo diesel, pago no posto. As pedras foram depositadas na área particular, para não ficar na estrada, cedido pelo médico dono da propriedade, ao qual fez a parceria. Fica claro que a estrada que será recuperada é na via pública, não a particular”, explica.

Lima também relata que as pedras carregadas pelos caminhões da Prefeitura foram colocadas na área privada para não interromper o trânsito.

“Como não podemos deixar as 20 cargas de pedras na estrada, para não obstruir, foi cedido o espaço para depósito. Na segunda-feira iniciará os trabalhos na estrada do Município”, garante o controlador Geral.

Petistas irão propor Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)

Apesar de o vídeo ter sido divulgado no fim da noite desse sábado, não demorou para os vereadores de oposição tomarem conhecimento do caso. O líder da bancada do PT, Daniel Diniz, promete providências imediatas.

“A bancada do PT vai propor ao vereador Marion Mortari, e também aos parlamentares do Grupo dos 11, abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) devido à gravidade da denúncia. O uso indevido de maquinário público em área particular é considerado crime de improbidade administrativa sem a devida legalidade”, afirma Diniz.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. Perguntinha impertinente: o controlador primeiro deve pensar em investigar a denúncia (e ver se procede ou não) ou ele já deve sair defendendo?

  2. Pois é, não deve ter jogo do PSG hoje.
    Circo Parlamentar de Inquérito é provável que saia ou sindicância), desvia atenção da inutilidade, dá impressão de que estão trabalhando. Maior prova de que não é coisa de gente séria, mal tomaram conhecimento da coisa, não sabem o que está acontecendo e já tem a conclusão: improbidade administrativa. Dá “Ibope” no ano eleitoral, atrapalha a prefeitura, etc.
    Blog funciona assim, quanto mais longe (Temer no caso) maior a “ripa” que leva. Quanto mais perto maior o número de postagens neutras/informativas (para não se queimar, ficar “de bem” com todos). Explica o destaque dado ao tal “Grupo dos 11”, menor destaque aos três ou quatro CC’s abocanhados pelo PT, etc.
    Ministério Público, por exemplo, provavelmente vai mandar um ofício à prefeitura questionado sobre o fato. Depois, se assim entender, vai tomar providências. Sobriedade somente onde tem gente séria.

  3. Eu até acredito que o conserto da via publica possa acontecer, não estou duvidando. O que está sendo denunciado pelo vereador e eu comentei é a utilização de espaço privado e a imagem da maquina. E como seria bom as pessoas terem nome.

  4. Quanto ao fato narrado, negócio é esperar e ver se o que foi dito se confirma. Se isto ocorrer fica evidente o factoide.

  5. Nenhuma novidade. Blog faz oposição a prefeitura (não é o Valdeci), ao governo estadual (não é o Tarso) e ao governo federal (derrubou a Dilma e o PT).
    Segundo aspecto é que os “nobres edis” foram flagrados em sua inutilidade (por isto a ênfase na “fiscalização”, estão sempre mencionando isto para mostrar serviço). Não fiscalizaram nem o elefante branco que está inacabado e a cada 15 minutos abrem uma comissão para “investigar” alguma coisa.
    Quanto ao sujeito da reportagem todo mundo já conhece.

    https://claudemirpereira.com.br/2011/06/como-entao-marion-mortari-quer-emancipar-pains-passo-do-verde-e-santa-flora/

  6. Acho boa a intenção do proprietário do local, mas temos que pensar na legalidade. Parcerias publico privada, as PPPs, são legais, mas existe um trâmite legal previsto em Lei. Confesso que me espanto com a falta de cuidado. E para encerrar, gostaria de saber, pois a imagem mostra nitidamente, porque a máquina estava la trabalhando(no entroncamento entre a área privadas e a via pública) se a obra iniciará só na segunda-feira?

  7. Marion querendo ser deputado estadual pra valorizar o passe como vice na próxima.
    Grupo dos 11 que levou um nó do PT que só pensa neles e no governo daqui 3 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo