SALA DE DEBATE. Plano Diretor e outras questões urbanas de Santa Maria merecem a maior atenção
É verdade que houve tempo para discutir, de novo, o tema recorrente no Brasil inteiro: a intervenção militar na segurança do Rio de Janeiro. Também sobrou tempo para discutir, a partir da vinda da Havan para o Rio Grande do Sul, a questão da abertura do comércio em Santa Maria. Mas, definitivamente, não foram esses os temas preferenciais para os convidados de hoje, no “Sala de Debate”.
No programa, entre meio dia e 1 e meia, na Rádio Antena 1, os convidados Giorgio Forgiarini e Jorge Cunha, com a mediação deste editor, se dedicaram, no entanto, em boa parte do tempo, e com grande participação dos ouvintes, a discutir questões urbanas – a partir, inclusive, das discussões que devem pautar a atividade dos vereadores de Santa Maria já no início deste ano Legislativo: o Plano Diretor e o Código de Edificações.
PARA OUVIR O “SALA” DE HOJE, BLOCO POR BLOCO, CLIQUE NOS LINQUES ABAIXO!!!
Plano Diretor se ajeita conforme necessidade.
Interessante foi a ampliação da região Leste. Perímetro Urbano termina no meio de um campo, bem na divisa de uma propriedade.
Em outras cidades usam marcos como rios ou estradas.
Aqui termina no nada (que é tudo para quem passou de rural para urbano).
A referência deve ser a estátua “A liberdade iluminando o mundo” que o povo francês doou ao americano. Existe uma réplica em Paris no meio do Sena, não longe da Torre. Sujeito não coloca na frente de toda loja.
Empreendimento não vem para a aldeia por causa dos problemas locais, logo, no mínimo, “as uvas estão verdes”. Melhor não estender muito, senão acabo imitando as criaturas que cotidianamente aparecem no programa, não sabem bem o que está acontecendo e saem “sentando a ripa” e mostrando “altas indignações”.
O debatedor que disse que a estátua da Liberdade em Nova York é de mau gosto desqualificou o programa. Os esquerdistas não conseguem enxergar tudo o que representa de liberdade e democracia ali representado.
Fui alertado de que o programa foi um festival de teorias da conspiração, chutes, vermelhices e provocações infantis. Melhor gastar o tempo de forma mais útil (jogando candy crush por exemplo).
Santa Maria tem advogados demais, “intelectuais de esquerda” demais e servidores públicos demais para ser algo diferente do que é. Falar até papagaio fala, cidade pode ficar deitada em berço explêndido. Único problema é que não existe subsídio que não termine ou fique insuficiente. Muita gente acha que o aconteceu com o funcionalismo estadual não acontecerá com o federal. Não teria tanta certeza.
Programa? Se um debate é um jogo de futebol, o nome do dito cujo deveria ser “Rachão de Palpite”. Não existe pauta, ninguém se prepara, informações improvisadas (o que juntam na hora). Os patrocinadores que “se lasquem”.