CidadaniaSanta Maria

AGENDA. Curso, exposições, projetos, cineclubes e várias outras opções para aproveitar a semana em SM

Por KAREN BORBA, com imagem de Reprodução, Especial para o Site

Confira aqui um pouco das atividades que ocorrem na cidade para a comunidade santa-mariense. Eventos, cursos e oficinas estão entre a programação que pode ser conferida aqui todas as terças-feiras e sextas.

Exposição coletiva Via Crucis

Nesta quarta-feira, 28, às 17h30min, a Universidade Franciscana (UFN) inaugura a exposição coletiva Via Crucis. A exposição propõe aos espectadores a oportunidade de percorrer o caminho da arte, instigando-os a meditar sobre os diferentes olhares dos artistas visuais que compõe a mostra. As obras podem ser visitadas até 25 de abril, de segunda à sexta-feira, das 14 às 18h e nas manhãs de terças e quintas-feiras na Sala Angelita Stefani, conj III, prédio 14 da Universidade Franciscana.

Programa de imersão para empreendedores 

Entre os dias 13 a 15 de abril ocorre a próxima edição do Startup Weekend Santa Maria, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O programa de imersão com duração de 54 horas, tem o objetivo de que empreendedores, desenvolvedores, designers e interessados se integrem para compartilhar ideias e formar equipes. As inscrições são para as as categorias de desenvolvedor, designer e negócios. Os ingressos já podem ser adquiridos pelo site sympla.com.br. Mais informações na página Startup Weekend Santa Maria UNI, no Facebook.

Curso de boas práticas nos serviços de alimentação

Estão abertas as inscrições para o curso de boas práticas nos serviços de alimentação do Sebrae Santa Maria. O curso será realizado entre os dias 9 a 12 de abril, das 14h às 18h, na sede do Sebrae (Rua Coronel Niederauer, 1.221). As inscrições podem ser feitas de forma presencial na sede, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, sem fechar ao meio-dia. O valor é de R$ 115 para micro e pequenas empresas. Mais informações pelo telefone 0800-570-0800.

Projeto do curso de Fisioterapia da UFSM seleciona voluntários para exames

Os alunos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estão realizando um projeto de pesquisa onde será realizado exames para avaliação do pulmão e do sono. Para participar, os voluntários devem ter idade entre 50 e 70 anos, saudáveis, não fumantes e não obesas. Quem quiser participar pode entrar em contato com a equipe do projeto pelos telefones (55) 99175-1001 ou 99688-6118. A participação é gratuita, e os voluntários recebem os resultados das avaliações.

3° Ciclo de Cinema Studia Humanitatis

Nesta terça-feira o filme Robin Hood (2010), do diretor Ridley Scott, será exibido no 3° Ciclo de Cinema Studia Humanitatis. A sessão ocorre às 17h, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (prédio 74C, campus de Camobi da UFSM. Para quem quiser assistir o longa basta enviar nome completo, matrícula e curso para o e-mail [email protected].  O valor é de R$ 2. Após o filme, haverá debate com membros do grupo Virtù. Mais informações pelo fone (55) 3220-8213 ou na página Virtù, no Facebook. O cineclube é realizado pelo grupo de História Medieval e Renascentista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Cineclube Aapecan

Nesta quarta-feira, 28, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) estreia o projeto Cineclube Aapecan com o filme Estrelas Além do Tempo, dirigido por Theodore Melfi. A exibição será às 14h, na sala de convivência da Casa de Apoio de Santa Maria (Avenida Borges de Medeiros, n° 1897). O Cineclube Aapecan, que terá entrada gratuita, irá promover sessões mensais de filmes seguidas de debates sobre o tema. O objetivo é promover a interação entre usuários, colaboradores e voluntários da Casa de Apoio e incentivar o gosto pela Sétima Arte entre os participantes. O cineclube integra as atividades que comemoram os 13 anos de atuação da Aapecan no Rio Grande do Sul e terá entrada franca.

Exposição fotográfica

Está aberta ao público, até 30 de março, a exposição fotográfica Negras e Negros na Cultura, nas Ciências e nos Movimentos, do fotógrafo Dartanhan Baldez Figueiredo. A mostra tem entrada franca e ocorre no Centro de Convenções da UFSM. A realização é da Associação Ará Dudu e Pondá Assessoria, em prol da Luta contra a Discriminação Racial.

Exposição de Instrumentos Musicais na Unifra

A exposição Instrumentos Musicais, do Universitário Franciscano, fica aberta à visitação até 30 de abril. A mostra apresenta instrumentos que integram os acervos do Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas, do Museu Vicente Palotti e de particulares. O público pode conferir, gratuitamente, as obras que estão localizadas no hall do prédio 7 da instituição (Rua dos Andradas, 1.614). O público pode conferir os trabalhos de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h. Mais informações pelo telefone (55) 3220-1200.

Um olhar para a Índia

Cultura, moda e decoração da Índia estão expostas no hall do Praça Nova até 23 de abril. A exposição Expoíndia – Um olhar para a Índia já passou por cidades como São Paulo e Rio de Janeiro traz, pela primeira vez ao Coração do Rio Grande, esculturas, peças de madeira esculpidas à mão, tapetes e outros utensílios típicos do país. E para quem gostar e quiser levar para a casa um pouco dessa tradição, algumas peças estarão à venda no local. A visitação pode ser feita de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos e feriados, das 11h às 22h. A entrada é gratuita.

Karaokê no RU

Nesta quarta-feira, 28, o Restaurante Universitário da UFSM vai receber o Café & Ponto. Um karaokê especial para os estudantes da instituição ocorre a partir das 18h no Campus Camobi da UFSM. O evento é gratuito e direcionado aos alunos da universidade e a seus amigos.

Pilates gratuito para idosos

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vai promover aulas de pilates para idosos entre 60 e 80 anos. As fazem parte de uma pesquisa da universidade e são gratuitas. Os encontros ocorrem duas vezes por semana. Interessados podem entrar em contato pelos telefones (55) 99211-4139 e 99923-4057.

Projeto Viver a Dois

Acadêmicas do 9° semestre de Psicologia da Fisma promovem a 2° edição do projeto Viver a Dois: compartilhando este desafio. Podem participar casais heterossexuais e homossexuais que já estejam há mais de seis meses juntos. A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail [email protected]. O primeiro encontro de apresentação do projeto será dia 10 de abril, às 20h, na Policlínica Wilson Aita (Avenida Presidente Vargas, 2.355, 5° andar). As atividades se iniciam no dia 24 de abril, onde serão realizadas seis oficinas abordando diferentes temas da vida a dois com o objetivo de ressaltar as soluções para diferentes conflitos conjugais. As vagas são limitadas. Mais informações sobre o projeto pelos telefones (55) 99623-4391 ou 99632-8468.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo